Categoria: Alasca Expedition

• Guaratinguetá – Rio de Janeiro – 116º dia

América do Sul, Brasil Guaratinguetá – Rio de Janeiro (Parcial = 306 Km / Total = 47.127 Km) Às 08:00h em ponto, nos despedimos da Silmara. Eu, Claudia e Jacob pegamos a estrada. Sob um belo céu azul de primavera, chegamos a Piraí, no posto de gasolina, onde fica a Casa do Mamão. Em poucos…

• Londrina – Guaratinguetá – 115º dia

América do Sul, Brasil Londrina – Guaratinguetá (Parcial = 853 Km / Total = 48.134 Km) Às 6 horas, o amigo Lucio Flavio nos preparou um café e, em seguida, me levou à saída da cidade. Minha intenção era evitar passar pelo centro de São Paulo. Então, depois de Ourinhos, rumei para Piracicaba a fim…

• Matelândia – Londrina – 114º dia

América do Sul, Brasil Matelândia – Londrina (Parcial = 460 Km / Total = 47.281 Km) Estou me desacelerando aos poucos e é uma tranquilidade estar percorrendo as estradas do meu Brasil. Com o intuito de relaxar mais um pouco, o descanso em Matelândia foi fundamental. Além disso, as muitas conversas como o amigo Fazedor…

• Matelândia – 113º dia

América do Sul, Brasil Matelândia Os amigos Fazedores de Chuva, Dolor, Osmar e Terezinha deixaram seus compromissos em Itajaí e Balneário Camboriú e vieram de moto até Matelândia, no Hotel Faeli – hotelfaeli@gmail.com – de propriedade do Fazedor de Chuva João Batista e sua esposa Eliete, para me recepcionar na chegada ao Brasil, me honrando…

• Presidencia Roque Saens Peña – Matelândia – 112º dia

América do Sul, Brasil Presidencia Roque Saens Peña – Matelândia (Parcial = 920 Km / Total = 46.821 Km) No Hotel Aconcágua, o café da manhã é uma mesa permanente. A qualquer hora, o hóspede pode ao menos lanchar. Às 06:00 h da manhã, com Pesos no bolso, a gasolina estava garantida. Somente faltava achar.…

• Presidencia Roque Saens Peña – 111º dia

América do Sul, Argentina Presidencia Roque Saens Peña No Hotel Aconcágua, como o meu cartão Visa negou crédito, com muita dificuldade consegui trocar dólares por alguns pesos argentinos ($1.00 USD = $400,15 Pesos). Somente aceitavam a cédula de dólar se fosse sem amassado e sem qualquer tipo de marca, corte ou a mais simples deformidade…

• Salta – Presidencia Roque Saens Peña – 110º dia

América do Sul, Argentina Salta – Presidencia Roque Saens Peña (Parcial = 844 Km / Total = 45.901 Km) Após um bom café da manhã, parti sem conseguir trocar dólar pela moeda local. Ir ao centro da cidade procurar casa de câmbio, nem pensar. Estava ávido para pegar logo a estrada, no rumo de casa.…

• Tocopilla – Salta – 109º dia

América do Sul, Argentina Tocopilla – Salta (Parcial = 867 Km / Total = 45.057 Km) Na primeira partida do motor, pela manhã, quando coloco a Electra na vertical e recolho o descanso lateral, aciono o botão de start e ela pega de primeira é sempre uma grande felicidade, pois fortalece a esperança de que…

• Moquegua – Tocopilla – 108º dia

América do Sul, Chile Moquegua – Tocopilla (Parcial = 780 Km / Total = 44.190 Km) Quando o lugar é desagradável, não me animo nem a esperar o café da manhã, que geralmente será a única refeição do dia, pois só vou comer alguma coisa à noite, depois de chegar. Peguei a estrada e em…

• Nazca – Moquegua – 107º dia

América do Sul, Peru Nazca – Moquegua (Parcial = 733 Km / Total = 43.410 Km) Tomei um café da manhã agradável, em um ambiente repleto de turistas alemães. Sentei na sela do meu cavalo e galopei para a estrada. O céu estava sem nuvens e a minha expectativa era de calor. Ledo engano. Quando…

• Lima – Nazca – 106º dia

América do Sul, Peru Lima – Nazca (Parcial = 460 Km / Total = 42.677 Km) Acordei cedo com a decisão de fazer o seguro, a fim de obedecer a lei e evitar maiores aborrecimentos. Deixei tudo na Electra pronto para a partida, me agasalhei contra o frio e consegui uma taxi para me levar…

• Trujillo – Lima – 105º dia

América do Sul, Peru Trujillo – Lima (Parcial = 592 Km / Total = 42.217 Km) Mal se sai da cidade e a estrada logo adentra o deserto. Mesmo com sol, fazia frio. E quando o tempo fica nublado, mais frio ainda. O dia de viagem tem começado com longas retas e o vento forte…

• Zorritos – Trujillo – 104º dia

América do Sul, Peru Zorritos – Trujillo (Parcial = 710 Km / Total = 41.625 Km) Parti junto com o nascer do Sol. Sentindo um frio suportável, peguei a estrada, que segue costeando o mar. Depois, adentra o deserto, onde o frio continua. Pequenas e pobres cidades, que ficam às margens da estrada pontuam o…

• Zorritos – 103º dia

América do Sul, Peru Zorritos Após uma noite de sono reparador, acordei cedo e comecei a reformular o meu roteiro para definir em quais cidades iria pernoitar. No Peru, a exemplo de outros países, escolher bem as cidades é um detalhe fundamental. Devido a dificuldade de trânsito e a insegurança nas periferias, as informações na…

• Quito – Zorritos – 102º dia

América do Sul, Peru Quito – Zorritos (Parcial = 694 Km / Total = 40.915 Km) Às 06:00 h, manhã bem fria, o Lutz já estava no portão do meu hotel, conforme combinado. Porém sem a sua KTM, pois havia dado pane na bateria. A ideia inicial era me acompanhar em um bom percurso do…

• Quito – 101º dia

América do Sul, Equador Quito Manhã de Sol brilhante, eliminando toda a nevoa congelante da noite passada, de 10ºC. Quando fui tomar café, a gerente Verônica, do Hotel Suites Gonzales Suarez (sgshotel@uio.satnet.net), após me informar que outros viajeros motociclistas mediante reserva teriam um desconto especial, me avisou que a minha hospedagem de duas noites já…

• Pasto – Quito – 100º dia

América do Sul, Equador Pasto – Quito (Parcial = 358 Km / Total = 40.211 Km) Como de costumo, às 06:30 h já estava na estrada. Chuva e frio me acompanharam por toda a serra. A superfície da Colombia parece uma grande superfície de terra eriçada. Por onde estou passando, por toda parte somente se…

• Armenia – Pasto – 99º dia

América Central, Colômbia Armenia – Pasto (Parcial = 590 Km / Total = 39.853 Km) Às 6 horas, o tempo estava bem nublado e o frio não atravessava a capa de chuva. Viagem tranquila, em baixa velocidade, percorrendo uma boa estrada que contornava, subia e descia montanhas. Nas várias retenções dos postos de vigilância policial, levantava…

• Bogotá – Armenia – 98º dia

América do Sul, Colômbia Bogotá – Armenia (Parcial = 302 Km / Total = 39.263 Km) Ás 09:00h, já estava no escritório da Air Cargo Pack, no mesmo lugar onde eu e o Roberto entregamos as motos, quando seguíamos no rumo norte. Um funcionário foi comigo para agilizar a aduana, que confirmou os 90 dias…

• Ciudad de Panama – Bogota – 97º dia

América Central, Bogotá Ciudad de Panama – Bogota (Translado Aéreo) Acordei cedo e lancei os posts no Blog. Às 09:30 h, surgiu uma carona que seria para o Terminal de Cargas, onde eu iria despachar a Electra, mas acabou me levando por engano para o Terminal de Passageiros. Aproveitei e fui logo a oficina da…

• Ciudad de Panamá – 96º dia

América Central, Panamá Ciudad de Panamá Pela manhã, um ótimo café e aproveitei para guardar alguma coisa para o almoço. Depois, me dediquei ao Blog, organizando as fotos, elaborando o texto e tentando responder as bem-vindas mensagens dos amigos: Blog, E.mail e FB. Me desculpem, pois devido ao cansaço nem sempre consigo, porque a prioridade…

• Santiago – Ciudad de Panamá – 95º dia

América Central, Panamá Santiago – Ciudad de Panamá (Parcial = 296 Km / Total = 38.961 Km) Relaxei um pouco mais do que devia e parti tarde. Mas, na fronteira, em Paso Canoa, as tramitações de saída da Costa Rica e entrada no Panamá foram rápidas e tranquilas, sem qualquer tipo de aborrecimento. Dali em…

• Jaco – Santiago – 94º dia

América Central, Panamá Jaco – Santiago (Parcial = 520 Km / Total = 38.665 Km) Acordei às 03:00 h da manhã, arrumei tudo e fiquei esperando o Sol nascer, enquanto estudava as alterações do roteiro proposto pelo amigo Johnny Boy e o Google Maps . Às 06:00 h, com a luz surgindo no horizonte, parti…

• Playa Hermosa – 93º dia

América Central, Costa Rica Playa Hermosa Eram 04:00 h da manhã e já estava acordado, pensando que roteiro mais curto tomar, porque já não tenho como exigir mais do bolso e da Electra. Viajando solo, a possibilidade de ocorrer uma pane nos lugares ermos e distantes que eu tenho atravessado, me assombrava constantemente, porque demandaria…

• San Jose – Jaco – 92º dia

América Central, Costa Rica San Jose – Jaco (Parcial = 82 Km / Total = 38.145 Km) 07:00 h da manhã, Escazu já estava agitada. O trânsito ainda estava tranquilo no meu sentido e aproveitei para seguir direto para a carretera pedagiada que leva a Caldera, antes que ficasse intransitável. Já sabia que existiam algumas…

• San Jose – 91º dia

América Central, Costa Rica San Jose Às 08:30 h, já estava estacionado na porta da oficina da Harley de San Jose (serviciohd@jrtrejos.com) a fim de ser logo atendido. Como combinado, o gerente de serviços, Ronald Brenes, já veio me cumprimentar, trazendo a papeleta de serviços, onde estavam listados os problemas da Electra. Ao meio-dia, o…

• San Jose – 90º dia

América Central, Costa Rica San Jose Às 08:30 h, já estava estacionado na porta da oficina da Harley de San Jose, a fim de conseguir alguma prioridade de atendimento, em virtude de estar em trânsito, de viagem. Fui recebido pelo Erick, o gerente geral da H-D. Ele foi muito cordial e me apresentou ao gerente…

• Granada – San Jose – 89º dia

América Central, Costa Rica Granada – San Jose (Parcial = 420 Km / Total = 38.067 Km) Manhã com tempo chuvoso, na estrada, tudo fica mais triste. O ruído provavelmente do rolamento da roda traseira continua a me perturbar, a luz do ABS acende de vez em quando, mesmo em movimento e o motor de…

• San Miguel – Granada – 88º dia

América Central, Nicarágua San Miguel – Granada (Parcial = 524 Km / Total = 37.647 Km) Às 06:30h, já estava na estrada seguindo para Amatillo, por onde iria sair de El Salvador, a primeira fronteira a ser atravessada, no dia. Os próprios funcionários da Aduana sugeriam o emprego dos tramitadores. Então, estabeleci a propina de…

• Puerto Quetzal – San Miguel – 87º dia

América Central, El Salvador Puerto Quetzal – San Miguel (Parcial = 430 Km / Total = 37.123 Km) Às 06:00h, sem escovar os dentes e sem café da manhã, após o banho matinal, a primeira providência foi colocar mais 1 litro de óleo no motor. Acionei o botão de start e o ruído do motor…