Saí bem cedo, às 5 horas e segui pela ruta 9. Abasteci em Tilcara, a ultima cidade da argentina que faz fronteira com Villazon na Bolívia.

A aduana é uma bagunça e um aduaneiro boliviano foi muito mal educado comigo. Ele surtou porque está acostumado a lidar com RG e sem ver o que eu tinha na mão ficou me mandando preencher um formulário. Quando eu disse que tinha passaporte ele aloprou e me peitou. Outro cara me atendeu e pela primeira vez perguntaram sobre o seguro da moto. Eu tinha a carta verde, mas lá não vale e o seguro de lá é emitido somente em La Paz. Eu disse que faria o seguro em La Paz e ele embaçou e tirou o decalque da moto. Nunca tinha visto isso, um imbecil, mas me liberou.

Seguí até Tupiza na Bolívia onde sei que um trem vai até Uyuni, porém já eram 12 horas e na estação de trem todos tinham ido almoçar. Sabia que era possível por a moto no trem e ir o resto do caminho dormindo, porém a demora e a má vontade do cara que cuida das cargas de arrumar um lugar no trem para moto me fez perder a paciência e segui direto até Potosí. Uma cidade meio tensa, cheio de vielas e bolivianos mal encarados.

Entrei em um hotel e nem dei as caras lá fora, pois a cidade é considerada muito violenta e você já nota nas lojas onde tudo tem grade e malandros aos montes na rua observando os turistas que ali passeiam.

Percorridos 625 km.

Comentários (7)

  1. Renilson

Obrigado Fernando.

  1. Renilson

Ôpa, ótimo! Assim fico mais aliviado. Abs

  1. Fernando Araujo

Oi.
Ta tranquilo... Se esta no seu nome pode ficar sossegado.
https://www.facebook.com/fernando.araujo.hitman

  1. Renilson

Beleza Fernando. Obrigado. Lendo as matérias, acabei ficando com uma preocupação extra. Minha moto, embora esteja no meu nome, tem nas observações que ela é financiada. Será que dá zica? Não consegui encontrar teu perfil no face. O meu é renilson silva. Abração

  1. Rômulo Provetti    Renilson

Renilson, dê uma lida neste artigo que pode ajudar com os documentos.

http://viagemdemoto.com/dicas/425-documentos-para-argentina-chile-uruguai-paraguai

  1. Renilson

Olá Fernando, tudo bem? Li todo o seu relato de sua sensacional viagem. Parabéns, uma aventura e tanto. Vou fazer a mesma rota, exceto o trajeto que vou fazer na região ao sul de Salta. Fiquei com umas dúvidas e se você puder me ajudar, agradeço. Você disse que o seguro para moto na Bolívia só se faz em La Paz. Isso continua assim? Você relatou que o cara da aduaneira retirou o decalque de sua moto. Que decalque é esse? Finalmente, o custo de alimentação no salar de Uyuni é muito alto? Você tem ideia de preços? Mais uma vez, parabéns por essa incrível aventura.

  1. Fernando Araujo    Renilson

Oi.
Sim... Eles pediram seguro. Mas como só se faz na capital e cidades grandes, disse ao aduaneiro q faria em la paz. Jogue essa conversa e vê se cola.
Um mala checou meu chassi com o número do documento.
Qnto a comida... Sim... É barato. Custo de um "prato feito" daqui. Lá é bem pobre... As coisas são mais em conta lá.
Decalque é pegar um papel e por em cima do número do chassis e riscar com um lápis p sair no papel e conferir.
Face procura por Fernando Araújo nos amigos do Rômulo. T+

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Characters
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.