alt

América do Norte, México

San Antonio – Matehuala (Parcial = 800 Km / Total = 34.536 Km)

Antes do Sol nascer, eu já estava na pista. Rodei um pouco no escuro e foi muito bonito ver a aurora de mais um dia acontecer bem do meu lado esquerdo. O prazer do raiar do dia não foi prejudicado pela luz do ABS que continua a acender, mesmo em movimento.

alt
alt

Um pouco antes de chegar a Laredo, havia uma saída a direita que segue no rumo de Monterey. Preferi seguir para Laredo.

No posto de gasolina (Premium = $3.80 / galão) abasteci e comprei Pesos ($1.00 USD = $11.70 Pesos) e fui seguindo as placas para a fronteira. Quando dei por mim, já estava no México. Então, lembrei que bem antes de chegar a Laredo, na rodovia havia um local onde os carros estavam parados e imaginei que lá poderia estar sendo realizada a saída dos EUA. Falei com o pessoal da imigração do México e eles disseram que não era preciso. Mesmo assim, tentei e não consegui voltar. Talvez tenha que resolver a minha saída dos EUA no Consulado americano, no Rio de Janeiro.

Os trâmites para ingresso no México levaram 2 horas e tive que pagar uma Taxa de Imigração de $262.00, além de realizar um Depósito Garantia, em espécie ou cartão de crédito, no valor de $5,733,24 ($400.00 USD), a ser devolvido como crédito no cartão, 2 dias após a minha saída do país.

No rumo de Monterey, optei por seguir pelas rodovias de Cuotas, mesmo com as várias Casetas de Cobro (total de pedágios = =$391.00 Pesos), porque são melhores conservadas, mais velozes e tem tráfego menor. Mesmo assim, procurei manter os limites de velocidade porque estava infestada de policiais federais.

O navegador Garmin parou de indicar o caminho e passou a funcionar apenas como uma bússola, no módulo Mapas.

Inicialmente, a paisagem apresentou-se semidesértica, 40ºC como no Texas. Depois veio a serra para o altiplano (2.000 altitude) e o clima melhorou. Chuvas pontuais e a pobreza dos homens acompanhando a estrada.

Cheguei cedo a Matehuala e hospedei-me em um hotel modesto, porém com um imenso jardim. Havia pouco conforto para o corpo, mas estar em meio ao verde me faz bem a alma.

alt
alt

No restaurante do hotel, as pessoas pararam de comer para ouvir o presidente mexicano, na televisão, prometer punição para os atos terroristas que assolaram recentemente a cidade de Monterey. A preocupação e o medo generalizado são perceptíveis em todos os comentários.

Amanhã, sigo para San Luis de Potosi, Guanajuato e San Miguel de Allende, conforme sugestão do amigo Edinho.

PHD Artur Albuquerque

http://phdalaska.hwbrasil.com
www.phd-br.com.br

alt
alt
alt
alt

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia