Último dia de viagem, a menor distância a percorrer desde Porto Velho, mas a ansiedade para chegar a Belo Horizonte me fez acordar cedo e antes das 7h eu já estava na estrada. As ruas ainda estavam com pouco movimento, mas na estrada foi diferente.

Era feriado nacional, por isso, além dos muito caminhões, neste dia havia muitos automóveis, do pessoal que queria aproveitar o fim de semana prolongado para fazer um passeio.

Rever as montanhas de Minas foi muito bom. Mas a estrada entre Uberlândia e Araxá estava muito ruim. Alguns trechos era melhor trafegar no acostamento que na pista, em razão dos buracos e irregularidades.

Abasteci em Araxá. A partir daquela cidade a estrada melhorou, mas a quantidade de carros e caminhões continuou elevada. Uma grande quantidade de motocicletas passou na direção contrária a que eu ia, escoltadas por carros da Polícia Rodoviária Federal. Devia estar acontecendo um encontro na região. Passaram muitas motos fora do comboio também. Muitos motociclistas fazendo sinais com as mãos, me cumprimentando.

O segundo abastecimento foi em Bom Despacho, onde fiz um lanche mais reforçado. Passei por três praças de pedágio neste dia. Para uma estrada privatizada, as condições da pista deixam a desejar, principalmente até a cidade de Nova Serrana, Terra dos Calçados. A partir dessa cidade a estrada é duplicada e muito boa.

Na chegada a Belo Horizonte, o único defeito da moto em toda a viagem: a corrente de transmissão teve uma folga e começou a estalar quando arrancava após os sinais. Resolvi não parar para esticar e cheguei em casa antes das 13h, depois de percorrer 15.221 km.

Foram 11 estados brasileiros - Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso - e outros 4 países - França (Guiana Francesa), Suriname, Guiana e Venezuela visitados durante essa viagem de moto. Para mim a mais desgastante de todas que fiz até hoje. Muitos desafios, um grande aprendizado e mais um sonho realizado.

Comentários (5)

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabens pela aventura,parceiro! Estou indo para os Estados Unidos em viagem solo ,de moto, em março de 2019. Li sua aventura que ,me anima ainda mais com a que estou para fazer.
ABS.

This comment was minimized by the moderator on the site

Espetacular mais uma vez, Rômulo! Pena que não passou por aqui na volta. Dando "coceirinha" pra pegar a estrada novamente... Parabéns mais uma vez e um grande e fraterno abraço!

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigado, Lando.
Aproveita a coceira e vai se tratar na estrada. rsrsrs 8)
Abraços

This comment was minimized by the moderator on the site

Que showzaço de viagem essa, Rômulo! Parabéns mais uma vez pela conquista, pela aventura e por nos proporcionar a carona nesse mais novo desafio. Vc é nosso ídolo inspirador!
Agora é preparar o livro e os bate papos na Moto Raja (Álvaro, prepara seu pessoal, viu? rsrsrs)!
Forte abraço de luz e fé!
Fernando Fatboy

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigado, meu amigo Fernando.
Sabe que a admiração é recíproca e tenho sua viagem ao Alasca como exemplo e meta.
Grande abraço

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia