Viagem de moto pelo Brasil e Argentina

Partimos às 05h30 de Registro. Abandonamos a BR 116 em Miracatu, no rumo de Peruibe, a fim de pegarmos a BR 101 até Bertioga e subir para Mogi das Cruzes pela Rodovia Ayrton Senna, evitando os arredores da capital paulista. Trânsito livre por todo caminho.

Abastecemos no posto BR Frango Assado e seguimos até o posto IP Mamão, onde nos cumprimentamos pelo pleno sucesso da Expedição Mendoza, traduzido em uma viagem maravilhosa, por lugares fantásticos, na companhia de pessoas especiais, que mesmo nas coisas mais simples da vida, se dedicam a promover o bem, conseguindo deixar o egoísmo e a vaidade inerente ao ser humano de lado.

Quanto à medida das distâncias percorridas, o cansaço pode ter causado alguns enganos nos valores parciais e totais, mas quaisquer dúvidas dos futuros viajantes sobre o nosso percurso podem ser sanadas pelas distâncias fornecidas pelos Gloogle Maps ou no site www.ruta0.com, acrescentando a ida e volta a Bariloche, a partir de San Martin de los Andes, além dos quilômetros não computados nos passeios pelas adjacências das cidades. Assim, o odômetro total da Ultra do Roberto Core registrou como distância total percorrida DE 10.690 km rodados, entre a partida e a chegada a sua casa.

Provavelmente, essa é a primeira viagem internacional do HOG do Brasil, tendo em vista ter constado da Programação de Atividades Oficiais do HOG Rio, como evento fechado, que é destinado a qualquer Harleyro e convidados. Nesse caso, desde que o candidato preenchesse os requisitos inerentes à Expedição Mendoza, conforme publicado na funpage oficial do Rio de Janeiro Chapter, estaria dentro. Assim, foi criada a oportunidade para quem quisesse se iniciar em longas viagens.

Devido ao alto custo agregado, não pudemos contar com carro de apoio. Então, a solução foi a mesma que todo motociclista de estrada emprega, que é preparar bem a sua máquina. E isso foi feito na Rio Harley-Davidson com bons resultados, como podemos perceber nos registros deste diário de bordo. Por isso, o nosso agradecimento à Rio Harley-Davidson nas pessoas do Paulinho Simões e do Carlos Roosvelt, além da equipe de mecânicos da loja por ter preparado nossas motos e ter nos dado todo apoio possível.

Nesse trem pioneiro do HOG, poucos Pilotos e Navegadoras tinham experiência de viagem internacional, mas extrapolaram as melhores expectativas em companheirismo e capacidade de pilotagem em todas as circunstâncias e terrenos, mantendo o moral alto e a alegria, mesmo nas situações imprevistas que surgiram na estrada; desde viajar à noite, manter maiores velocidade no deserto e pilotar em estrada sem pavimentação, quando foi preciso.

Aos amigos e companheiros de estrada Romeu Béze & Patricia Glioche, Danilo Pricisval & Dea Falcão, Roberto Coré & Carminha, Frederico & Nathalia e Osvaldo Junior & Suelen, assim como a minha esposa Claudia Albuquerque, meus agradecimentos por terem ousado participar da primeira viagem internacional do HOG Rio, a Expedição Mendoza, pela excelente companhia, por contribuírem ativamente para o sucesso da expedição, pela gentileza de me presentearem com o chapéu do aventureiro na emblemática cidade de San Martin de los Andes na Argentina, por terem suportado minhas falhas e ainda assim continuarem meus amigos.

Para não ficar no esquecimento, frases memoráveis que marcaram a Expedição:

"O grito de guerra: (ruído do marreco) + seeelva!!!
"O que acontece na estrada, fica na estrada"
"Quem mastiga sempre, não passa fome"

Então, vamos compartilhar com os amigos motociclistas as muitas experiências maravilhosas, que servirão de estímulo para todos eles e a nossa próxima grande viagem, porque, lembrando o pensamento de Chalie Chaplin, registrado na parede do estabelecimento, em Villa Carlos Paz:

"La vida es una obra de teatro que no permite ensayos. Por eso, canta, rie, baila, llora y vive intensamente cada momento de tu vida antes que el telon baje y la obra termine sin apausos".

FIM

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia