normal Perguntas Minha Viagem - Porto Alegre/RS até Arraial do Cabo/RJ - em uma APACHE 150cc - IDA E VOLTA: 4.238km

Mais
08 Set 2016 07:53 - 08 Set 2016 07:53 #3888 por Romulo Provetti
Muito legal, Jarbas. Uma aventura e tanto. Se quiser, mande as fotos para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que nós publicaremos para você aqui no fórum. Sua viagem ficou muito interessante e poderemos publicar no site também.

Esta imagem não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-la.

Rômulo Provetti
viagemdemoto.com
romuloprovetti.com
Ultima edição: 08 Set 2016 07:53 por Romulo Provetti.

Por favor, Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
08 Set 2016 05:46 - 08 Set 2016 05:47 #3887 por jarbasscol
Olá Pessoal!

Sou novo no fórum. Por coincidência este mês completa 2 anos em que fiz minha aventura, para ser mais exato no dia 20/09/2014.

Quero compartilhar aqui como foi essa aventura!!

Quando planejei essa viagem, todos me chamavam de maluco, ou que eu não iria conseguir, que a moto era muito fraca e etc, mesmo assim fui persistente no meu sonho e fui atrás!

Saí de Porto Alegre/RS dia 20/09/2014 com destino até Arraial do Cabo/RJ, porém com um desvio em Presidente Prudente/SP.

Esta viagem cruzei mais de 111 cidades na ida e + 55 cidades na volta(sendo 40 repetidas na volta), em 5 estados(RS, SC, PR, SP, RJ) e mais de 70hrs de viagem(ida de volta), tudo sozinho.

Fui parando 30 min a cada 150 ou 200 km em média, pra esticar as pernas, beber uma água.
A velocidade média que coloquei em estrada reta foi de 100 a 110km/h, em descidas 120km/h, e em subidas e contra o vento de 85 a 95km/h. O máximo que cheguei foi a 128km/h em uma descida, não estiquei mais com medo de judiar a motinha.

Saindo de Porto Alegre-RS em direção a Presidente Prudente-SP(1.286km):
Segui num único dia de Porto Alegre-RS, saindo ás 8hrs da manhã, com destino a Ponta Grossa-PR, rodei 854km neste dia. Neste trecho peguei um clima bem bacana, com exceção na divisa de SC com PR, onde peguei sol, chuva e frio, tudo em menos de 2 horas...rsrs... Ao chegar em Ponta Grossa no Paraná por volta das 21hrs, parei em um hotelzinho para descansar.

No dia seguinte(21/09/2014), acordei as 5hrs e saí as 6hrs da manhã, seguindo até Presidente Prudente-SP, rodei 432km neste dia, No caminho passei por uma estrada linda, bem de interior, logo passando a divisa do PR com SP, com plantações ao lado da pista, só tinha um cheiro bem ruim de sementes, fora isso tudo maravilhoso! kkkk

Cheguei em Presidente Prudente ás 14hrs, onde permaneci por dois dias em um hotel, e revi uma amiga que mora na cidade. Até ai não tive problema algum, nem na moto nem comigo, tudo muito tranquilo!

Dia 23/09/2014 ás 7hrs da manhã saí de Presidente Prudente-SP em direção a Arraial do Cabo-RJ(1.137km). 100km depois na rodovia Raposo Tavares, em uma descida, quando está uma carreta na minha frente, eu resolvo ultrapassar, pois não gosto e acho perigoso andar atrás de carretas, então faço a ultrapassagem e quando estou na frente do caminhão sinto um tranco no motor, como fosse uma freada, mas a moto seguiu andando normalmente, apenas começou um pequeno barulhinho um "tec tec", fiquei preocupador e entrei na cidadezinha de Maracaí, e procurei uma oficina. Chegando lá o mecânico dá uma olhada, verifica que meu óleo secou, e diz que meu motor estava quase "batendo". nesse momento entrei em desespero, foi constado que o local onde tinha colocado o óleo anteriormente haviam colocado óleo errado, era pra ser mineral e colocaram semi-sintético. O mecânico disse que o ideal era fazer o motor mas ele não possuia as peças deste modelo, então sugeriu que eu colocasse o óleo B12 pois era bem grosso e poderia dar uma recuperada no motor, então fui até um posto de gasolina, fiz isso e segui viagem, rezando para a motinha não me deixar na mão. Graças a Deus a moto continuou numa boa, apenas o "tec tec" bem fraquinho. Esta dia de viagem parecia que não tinha fim, pois percorri toda a Rodovia Raposo Tavares em SP. estrada que corta o estado e Oeste á Leste. Pilotei por 686km até as 21hrs, quando resolvi parar em Taubaté-SP para descansar no hotel.

Dia seguinte (24/09/2014) saí do Hotel as 7hrs da manha, com destino até Arraial do Cabo-RJ mais 457km de estrada, onde cheguei as 15hrs do mesmo dia.

Fiquei em Arraial do Cabo-RJ durante 2 meses, pois morei durante 7 anos na cidade, e tenho muitos amigos. Quando cheguei na cidade, fui em 2 mecânicos para avaliar o estado do motor, e sabe o que todos me disseram? O motor estava perfeito, novo, óleo normal... vai entender! rsrs

Dia 18/11/2014:
Agora retornando para Porto Alegre/RS:

Saí as 2hrs da manhã de Arraial do Cabo-RJ, seguindo viagem até Miracatú-SP, percorrendo 729km, onde parei no hotel as 17hrs, ainda era dia, queria ter seguindo mais porém estava tão acabado e cansado que não aguentei e tive que parar, minha visão não ajudava mais, nem meu corpo, estava perdendo a percepção das coisas.

Segui viagem no dia seguinte 19/11/2014, saindo as 6hrs da manhã em direção a Porto Alegre-RS(1.014km). Este trecho foi o mais cansativo de toda a viagem, incluindo a ida, pois fui direto no mesmo dia, sem parar em hotel novamente, dirigindo por 19 horas, das 6hrs da manhã do dia 19 e chegando em meu destino á 1hr da manhã do dia 20, apenas fiz as frequentes paradas de 15 a 20mins para esticar as pernas.
OBS: Neste trecho a cada parada eu verificava o óleo, e notei que ele estava baixando, mas não queimando pois não estava fumaçando, então para garantir fui completando óleo e trocando em curtos espaços de tempo.

Chegando em Porto Alegre tempo depois resolvi vender a moto, motinha guerreira mas fiquei com medo de ter problemas com o motor devido aos percalços da viagem(óleo e etc),

Pra muitos minha viagem foi uma loucura, me chamam de louco, já outros poucos dizem que gostariam de fazer o mesmo que eu fiz, me congratulam por isso e me tem como "ídolo" por ter feito essa doidera...rsrs... Mas tá aí, fiz, fui, voltei, to vivo, e hoje tenho uma história pra contar pros meus futuros filhos e netos... heheh

Agora estou com uma Suzuki GSR 150i ano 2013, e tenho duas viagens programadas, ainda não sei a ordem, mas dois desejos são:
Trecho 1: Porto Alegre/RS - Montevideo-URU, Buenos Aires-ARG, Santiago-CHI.
Trecho 2: Porto Alegre/RS - Ushuaia-ARG.
Em ambos os casos ainda não tenho data e não possuo companhia, então a principio farei sozinha a viagem, porém caso surjam pessoas para me acompanhar, serão bem-vindas!

Abraço Pessoal! Espero que tenham gostado da minha aventura!

OBS: Tentei postar algumas fotos, mas não consegui. De qualquer forma possuo poucas fotos pois minha camera deu problema e acabei perdendo 80% delas :(
Ultima edição: 08 Set 2016 05:47 por jarbasscol.

Por favor, Entrar ou Registrar para participar da conversa.