normal Perguntas Melhor roteiro para Ushuaia

Mais
02 Set 2013 16:18 #1854 por LUIS PLEIN
Resposta de LUIS PLEIN no tópico Melhor roteiro para Ushuaia
Jorge e Malco:
Fugir do vento, somente se ele, naquele dia, resolver "amenizar". Mas ir a Ushuaia é exatamente isso: a compensação pela vontade e esforço. A diferença é somente a velocidade empreendida. Cuidado nunca é demais. Vão tranquilos, vale muito a pena! Pega a Ruta 3, aponta o nariz pro sul, e vai embora; quando terminar a Ruta 3, está no Ushuaia. O ripio antes de Ushuaia é bem mais fácil que o Paso San Francisco(fui em janeiro pelo Dakar). Tive informações que talvez uma parte desse ripio já esteja asfaltado até final desse ano. Planejam alternativas para combustível no caminho; sugiro levar um galão extra para emergência lá para o sul da argentina. Tem outras atrações além do Glaciar Perito Moreno, pesquisem.
Boa viagem e... bons ventos.
Luis Plein

Por favor, Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
30 Ago 2013 18:05 #1847 por CIDÃO
Resposta de CIDÃO no tópico Melhor roteiro para Ushuaia
Jorge,
Consulte também o www.ruta0.com que para aquela região é mais preciso que o google maps.

Mais
30 Ago 2013 18:02 #1846 por CIDÃO
Malco,
Por ambos os caminhos vc vai encontrar lindas paisagens, mas certamente a Ruta 40 é um ícone do motociclismo de aventura.
Quanto às motos, tanto as Tiger quanto as GS800 dão bem conta do recado e a diferença fica mesmo por conta dos pilotos.
Meu amigo Guga - www.diariodemotocicleta.com.br/ - fez essa viagem de VStrom, indo pela Ruta 3 e voltando pela Ruta 40 e no site dele você tem muitas fotos além do relato completo da viagem. Vale à pena ver ...

Mais
30 Ago 2013 17:24 #1845 por Jorge
Resposta de Jorge no tópico Melhor roteiro para Ushuaia
Valeu Cidão, obrigado pelas informações.
Está tudo se encaminhando para dar certo da viagem rolar.
Vou dar uma consultada no google mapas por este caminho q vc recomentou.
Abraços
Jorge

Mais
30 Ago 2013 09:26 #1844 por Malco Camargos
Resposta de Malco Camargos no tópico Melhor roteiro para Ushuaia
Amigos, estou com a mesma dúvida. Minha viagem começa em 14 de dezembro. O ripio do estreito tudo bem mas a principal dúvida se refere o trecho entre El Calafate e Bariloche. Há dois caminhos, um pela Routa 40 1300km e outro que mais longo 1600 que não pega o rípio. O que fazer, estaremos sem garupa, queremos boas paisagens, mas não queremos danificar motos e pilotos. Vamos em 1 GS800 e duas tiger 800. Abs

Mais
28 Ago 2013 12:35 #1828 por CIDÃO
Meu caro,

Para evitar o rípio é só manter-se na Ruta 3 via Bahia Blanca, Comodoro Rivadávia e Rio Gallegos até o Estreito de Magalhães. Mas um pouco de rípio (+- 125 km) tem que pegar, no trecho chileno após atravessar o canal. Mas é diferente do rípio de San Francisco, que é de cordilheira; na Patagonia é rípio de planície, e mais "compactado" pelo trânsito de carretas, exceto se houver manutenção recente.

Quanto aos ventos, são inevitáveis. Ainda mais em OUT pois será fim de inverno e começo da "estação" deles. Em dezembro seria pior. Mas de Vstrom e sem garupa é só ir pegando a mão e cuidar das ultrapassagens.

Dá para ir até El Calafate ver o glaciar Perito Moreno só por asfalto, pegando as rutas provinciales RP9 e RP11 na altura de Puerto Santa Cruz.

Bons ventos ...

Mais
27 Ago 2013 10:14 #1810 por Jorge
Melhor roteiro para Ushuaia foi criado por Jorge
Olá moto-viajeiros!

Meu nome é Jorge Padovani e já tenho dois resumos de viagens postados pelo Rômulo aqui no site. (Atacama e Uruguai)
Procuro ajuda para montar um super roteiro para uma viagem ao Ushuaia.
Se tudo der certo (e vai dar!) pretendo fazer uma viagem partindo de Lauro de Freitas - BA chegando em SP (visita à familia, uns 2 dias) e seguir ao sul, chegando em Buenos Aires. Até chegar em B.A. já sei como fazer, pois pretendo repetir o trajeto da viagem que fiz para o Uruguai em Dezembro/2011: viagemdemoto.com/viagens-pelo-uruguai/1490-uruguai
De lá devo pegar o Buquebus para chegar a Buenos Aires.
Já li muitos relatos de viagens para Ushuaia, mas existe uma enorme variedade de trajetos possíveis, alguns indicando caminhos que evitam o temido vento patagonico, outros mais aventureiros pegando muito rípio pela ruta 40, alguns mais turísticos para visita aos Glaciares, e por aí vai.
Quando estava fazendo os preparativos para a viagem ao Atacama aprendi que na hora de preparar um roteiro não há nada melhor do que contar com a ajuda dos moto-aventureiros que já fizeram a viagem para o mesmo destino, pois cada um traz dicas valiosas sobre roteiros, hospedagens, perrengues enfrentados, paisagens fantasticas, passeios imperdíveis, e por aí vai.
E como eu não sou besta nem nada, e tenho pouco tempo para me preparar para esta nova aventura (pois como já disse - se tudo der certo - e vai dar!) a aventura começa em meados de outubro 2013!!! (daqui um mes e meio!!!!) :ohmy:
Ou seja: 1 - melhor caminho entre Buenos Aires e Ushuaia, se possivel evitando (ou pelo menos amenizando) vento patagonico contrário e rípio) e buscando belas paisagens e boas estradas.
2 - Voltando de Ushuaia via Glaciares e pelas melhores paisagens. Se possível evitando rípio novamente, mas se valer muito a pena, até encaro, já que dessa vez estarei sem garupa.
Já subestimei o rípio uma vez e quase me f@&! todo no Passo San Francisco na volta do Atacama, por isso não faço tanta questão dele. Devo usar para a viagem novamente a valente V Strom 650, mas desta vez será sem a companhia da minha co_pilota-esposa.

Muitos kms sem chuva a todos!

Jorge