normal Perguntas Ferramental, programação do roteiro e habilidades necessárias para longa viagem

Mais
17 Mai 2015 13:47 #3304 por josimar.leite.jr
Paulinho e Rómulo: V A L E U !!!!
As dicas estão sendo úteis. O esquema da bolsa d'Água é de se considerar mesmo!
O meu GPS tem igo. Preciso ainda baixar o mapa do Uruguai e já vou testar suas dicas.
Abraço é obrigado de novo.

Por favor, Entrar ou Registrar para participar da conversa.

Mais
07 Mai 2015 11:50 #3297 por Romulo Provetti
Eu lembro de ter lido essa história do Paulinho. Muito boa solução. rsrsrs

Acabei sem responder sua pergunta, Josimar.

Eu uso o BaseCamp da Garmin, e se seu GPS for iGO, tem o iGO Primo PC Emulator (pesquisa na internet onde baixar)

Nós acabamos de publicar um artigo ensinando traçar rotas no Google Earth e transferir para o GPS: viagemdemoto.com/colunas/ademir-goulart/...arth-passar-para-gps

Minha moto já vem com faróis auxiliares, que deixo o tempo todo ligados, mesmo de dia. São equipamentos de segurança. A moto fica muito mais visível com eles. Recomendo instalar, mesmo se forem com lâmpadas comuns, como são da minha moto.

B) B) B) B)

Esta imagem não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-la.

Rômulo Provetti
viagemdemoto.com
romuloprovetti.com

Mais
07 Mai 2015 11:21 #3296 por Paulinho Bocanegra
! Bom dia amigos do VM !
Companheiro Josimar , vou dar uma dica muito eficiente e barata, que uso há vários anos, que chamo de " Bolsa d'água do Albano cearense ", em homenagem que fiz a este fotógrafo, por passar este conhecimento para mim . Simples : em comércios de produtos médico hospitalares deves procurar almofadas para sentar, com gel, ou o modelo para encher com água ( esta é a que uso - aguenta até 100 kg, com 6 L de água, que é o limite ; aí , conforme o peso, pode adequar o líquido ). São de cor azul translúcidas . Na minha fiz uma capa para não dar bandeira aos curiosos e para colocar alças para prender à moto . Cara, já fiz algum comentário disso aqui, mas sempre gosto de contar esta história : quando voltei de Salta / Ar, em 2003, vim sentado sobre 6 l de vinho Domingos Hermanos blanco, que só fui beber quando cheguei em Floripa . Esta almofada serve para travesseiro, transporte de líquidos e - o principal- para aliviar a bunda ; é três em 1 !!!
Agora , tem outra marca aí no mercado que pode te interessar, que é a www.rubbergel.com

! Boa sorte e tudo de bom !
Bocanegra

Mais
20 Abr 2015 16:57 #3259 por josimar.leite.jr
Caramba Rômulo! Mas que precisão! Pô,valeu mesmo!
Não sabia desse detalhamento do google maps, as demais dicas também me deram mais confiança na brincadeira, abração! Ahh, uma outra: OUvi dizer de um GPS que tem um software de roteiro de viagem que vc faz o upload a partir do seu PC. Vc recomenda algum em específico? Também estou pensando em colocar um farol auxiliar, vi uns de LED na internet mas não ao vivo ainda, alguma recomendação nisso?
Até mais!
Josimar

Mais
20 Abr 2015 15:11 - 20 Abr 2015 15:13 #3258 por Romulo Provetti
Olá Josimar. Vou tentar responder suas perguntas. Se continuar com alguma dúvida, basta perguntar.

josimar.leite.jr escreveu: 1ª) Alguém conhece algum site onde eu consiga ter uma idéia de "onde há postos de gasolina no uruguai e Rio Grande do Sul? Não estou querendo levar gasolina extra e para isso pensei em uma viagem por trechos que não tivesse muito problema com isso.

Use o Google Maps. Defina as distâncias entre os abastecimentos, olhe mais ou menos onde daria a distância no mapa, tecle com o botão direito do mouse sobre o lugar e selecione a opção "Nesta Área, pesquisar por". Insira Posto de gasolina no Brasil e Estación de servicio no Uruguai e Argentina. Diminua o Zoom e veja as indicações.
De qualquer modo, você não terá dificuldade para abastecer numa viagem de Curitiba para Buenos Aires. É só parar sempre que chegar a 150 km do último abastecimento.

josimar.leite.jr escreveu: 2ª) Quais ferramentas não posso deixar de levar e quais habilidades técnicas tenho que desenvolver até lá? Penso, de repente saber trocar um pneu, trocar e ajustar uma corrente, alguma coisa nos freios... que dicas os experientes me dão? Ahh, tenho a moto ha 6 meses e não fiz viagem longa ainda, só bate-voltas de 250 a 300kms.

Mais importante que a habilidade para resolver problemas na estrada é ter a moto muito bem antes de iniciar a viagem. Revisão completa e pneus e pastilhas de freio que não precisem trocar durante a viagem. Já li relatos de viajantes que saem com pneus meia vida para fazer uma longa viagem, o pneu acaba e não encontra um novo para trocar. Leve as ferramentas básicas da moto e um tubo reparador de pneus ou kit "macarrão" se o pneu é sem câmara.
Faça mais passeios com a moto para conhecê-la bem e adquirir habilidade para detectar onde está um problema e apertar parafusos é essencial.

josimar.leite.jr escreveu: 3ª) Alguém tem algo contra o assento pneumático "AirHawk" Será que resolve ou devo considerar que vai ser doído mesmo assim..

Nunca usei, mas já li relatos de pessoas que usaram e elogiaram.
O principal é seu corpo se acostumar com a posição de pilotagem e isso é adquirido usando a moto. É parecido com iniciar musculação numa academia depois de muitos anos. Vai doer. Depois de alguns dias não dói mais. É só fazer passeios com a moto, aumentando gradativamente o tempo que fica sobre ela que dará tudo certo.

josimar.leite.jr escreveu: 4ºe última dúvida: Com relação ao frio. COmo funciona as tais de "segunda pele"? Secam rapidamente quando lavadas? se eu utilizo calças, luvas e jaquetas impermeáveis (AlpineStars Andes) devo considerar o uso de uma segunda pela extreme ou média? alguém tem alguma dica a respeito disso? Tenho receio de comprar extreme e depois não conseguir usar de tão quente e o mesmo receio de passar frio se usar a média. Alguém tem alguma experiência nisso? Estou considerando pegar um friozinho em julho indo pra Buenos aires...

Você vai pegar frio em julho e precisa estar preparado. A segunda pele serve como complemento à roupa de cordura e serve tanto para frio como para calor. Mas não é para ficar lavando todo dia, as melhores já vem com tecido inteligente que não dá cheiro.

Mas depende também da sua resistência ao frio. Para mim pode estar tranquilo sem a segunda pele e para você não. Essa roupa de cordura tem forro térmico? Se o frio for intenso, o forro ajuda muito.

Lembre também das mãos. Uma luva boa e térmica é talvez mais importante que o restante da roupa.

Esta imagem não é visível para visitantes.
Por favor, faça o login ou cadastre-se para vê-la.

Rômulo Provetti
viagemdemoto.com
romuloprovetti.com
Ultima edição: 20 Abr 2015 15:13 por Romulo Provetti.

Mais
20 Abr 2015 13:20 #3257 por josimar.leite.jr
Pessoal!
Pretendo fazer uma viagem de cerca de 4000km em 12 dias de Curitiba a Buenos Aires em Julho/15 engarupado e preciso de uma dicas... será que alguém pode dar uma força? Tenho uma MT-03 - já equipada com bauletos GIVI E450 e E61N.
Vamos lá:
1ª) Alguém conhece algum site onde eu consiga ter uma idéia de "onde há postos de gasolina no uruguai e Rio Grande do Sul? Não estou querendo levar gasolina extra e para isso pensei em uma viagem por trechos que não tivesse muito problema com isso.
2ª) Quais ferramentas não posso deixar de levar e quais habilidades técnicas tenho que desenvolver até lá? Penso, de repente saber trocar um pneu, trocar e ajustar uma corrente, alguma coisa nos freios... que dicas os experientes me dão? Ahh, tenho a moto ha 6 meses e não fiz viagem longa ainda, só bate-voltas de 250 a 300kms.
3ª) Alguém tem algo contra o assento pneumático "AirHawk" Será que resolve ou devo considerar que vai ser doído mesmo assim.. rsrsrs
4ºe última dúvida: Com relação ao frio. COmo funciona as tais de "segunda pele"? Secam rapidamente quando lavadas? se eu utilizo calças, luvas e jaquetas impermeáveis (AlpineStars Andes) devo considerar o uso de uma segunda pela extreme ou média? alguém tem alguma dica a respeito disso? Tenho receio de comprar extreme e depois não conseguir usar de tão quente e o mesmo receio de passar frio se usar a média. Alguém tem alguma experiência nisso? Estou considerando pegar um friozinho em julho indo pra Buenos aires...

DO mais, AQUELE ABRAÇO!!