Viagem de moto pelos Estados Unidos

Gardiner (MT) - Hardin (MT) - 19 de julho

Saí hoje de manhã com destino a Cooke, onde tem início a famosa "Beartooth Route". Como já tenho alguma intimidade com o GPS, depois das aulas do meu amigo Netto "McGiver", programei o danado para Cooke e saí em campo. Estranhei um pouco ele mandar-me para esquerda (o caminho por onde eu vim).

Parei, refiz a programação e ele insistiu, só faltando me chamar de idiota. Obedeci e lá fui eu, cada vez mais desconfiado, mas com preguiça de parar e abrir o "Road Atlas".

O fato é que andei umas 40 milhas e resolvi parar. Conferí no Road Atlas e lá estava a 212, que liga Gardiner a Cooke a menos de 10 milhas do hostel onde eu estava hospedado. Tive que voltar as 40 milhas, agora sentando o sarrafo (80 a 90 milhas) e xingando o GPS de todas as formas até me lembrar que eu coloquei-o na modalidade "miserabilidade", aquela que evita estradas pedagiadas e a 212 sai de DENTRO do Yellowstone National Park, cujo ingresso custa 20 obamas. Mas tudo vale a pena quando a moto é uma HD e você tem que passar por onde tenho passado. A passagem pelo parque de Yellowstone é sempre agradável e aproveitei para fazer algumas fotos.

Viagem de moto pelos Estados Unidos

O movimento de motos indo para Cooke era intenso. Grupos de mais de 10 motos eram uma constante. Cheguei a Cooke com a cidade tomada pelas motos. O que você vê de "braçada" nesse meio não é brincadeira, principalmente nas manobras em postos de gasolina. Tem gente muito boa, mas tem cada figura !

Voltando a "Beartooth Route", ela é uma seção da US-212, com cerca de 75 milhas, ligando Cooke a Red Lodge, ambos em Montana. Achei que não seria nada demais já que ano passado estive em Cooke para pegar a Chief Joseph Skyway, e para isto achei que tinha passado pelo início da Beartooth, mas me enganei, ela começa logo depois da entrada da Chief Joseph.

No começo, uma estrada que dá para manter 60 a 70 milhas sem problemas, curvas largas, com boa visibilidade, um visual muito bonito se esgueirando entre as arvores e as rochas das florestas de Custer e Shoshone, mas nada que se comparasse ao que viria depois. Interessante é que a estrada começa em Montana, entra no Wyoming terminando, novamente, em Montana.

Viagem de moto pelos Estados Unidos

De repente, ela sai dessa região densamente arborizada e você se depara com as montanhas Beartooth, que fazem parte das Rochosas. É uma visão imponente e impressionante que nos remete à nossa exata dimensão. A estrada começa a subir, embora a gente, olhando para cima, não consiga imaginar como ela vai chegar ao topo daquelas montanhas.

A estrada é de uma pista apenas, estreita, em muitos pontos sem guard-rail e sobe zigue-zagueando, aproveitando a topografia do terreno, onde curvas de 180 graus são uma constante. A pilotagem tem que ser muito cuidadosa, principalmente quando você está do lado externo onde as incríveis paisagens podem roubar sua atenção.

A melhor coisa a fazer é parar e curtir os absurdos lagos formados pelo degelo no fundo de um vale inacessível. Ou então, quando você estiver no Beartooth Pass, a 11 mil pés de altitude, olhar de cima os picos que formam a cadeia Beartooth com suas geleiras eternas.

Eu não percorria meia milha sem me deparar com um cenário que, de alguma forma, mexia com minhas emoções. Muitos dirão que é a velhice (pode ser, realmente), outros que é exagero, mas eu e a Helô sabemos muito bem que o azul do céu e a sensação de proximidade com o Criador fizeram de mim, por um momento, um ser humano melhor. Foi um dos mais emocionantes roteiros que eu e a Helô fizemos.

Viagem de moto pelos Estados Unidos

Uma coisa que estranhei foi a quantidade impressionante de motos. "Bondes" enormes, "free-lance" mesmo só eu e um ou outro maluco. Fiquei encucado com aquilo, mas quando cheguei a Red Lodge tudo se explicou. A cidade estava coalhada de motos. Era simplesmente o 20th Annual Beartooth Rally. Por isso os hotéis lotados e os preços nas alturas, mas a cidade estava que era uma festa só.

Claro que aproveitei para dar minha circulada, após trancar a Helô... Dia maravilhoso !

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia