Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Nos últimos dias tem chovido à noite ou madrugada nos lugares que pernoitei e o mesmo aconteceu em Eunápolis, acordei e estava chovendo forte. Quando estava pronto para ir para a estrada, havia parado.

Segui pela BR-101 em direção ao Espírito Santo. Numa sexta-feira, véspera de carnaval, adivinha como estava a estrada? Todos os idiotas atrás de um volante estavam no Sul da Bahia neste dia. Fui jogado para fora da pista quatro vezes. Teve um cretino que veio na direção contrária, em uma reta longa, me viu e piscou o farol avisando "sai da frente".

Eu reduzi, pisquei o farol e ele continuou ultrapassando e vindo para cima. Não tinha acostamento, só cascalho e buracos, se eu desviasse para lá sofreria um acidente feio. Eu me espremi passando em cima da faixa lateral e o idiota passou a centímetros da moto. A vontade era de fazer uma queixa por tentativa de homicídio. Mas achei que não vale a pena perder tempo com merda. E o problema não é só porque estava com moto, vi fazerem o mesmo com dois carros que iam à minha frente.

A BR-101 está muito ruim no sul da Bahia, não tem acostamento na maior parte, não tem terceira faixa nas subidas, só tem muito movimento, inclusive de treminhões de toras. No Espírito Santo melhora um pouco, mas continua sendo uma estrada muito aquém da importância e o volume de veículos que recebe.

Somente quem viaja de moto pelo mesmo lugar que já passou antes de carro, percebe a diferença entre os dois modos de viajar. Já havia passado com carro parte deste trecho e naquela ocasião não percebi como a região é bonita. Tem uma cadeia de montanhas próximo de Porto Seguro muito interessante.

Cheguei em Serra, onde fui visitar meu amigo Vanildo, que está de férias no Brasil. Ele mora na França onde faz um doutorado. Nós dois viajamos de moto pela Europa em 2010. Fiquei hospedado na casa da irmã dele.

Percorri 533 km hoje

Cidade Bandeira Litros Valor R$ Distância R$ / Litro km / litro
Itamaraju/BA Shell 11,080 33,56 204,8 3,029 18,5
São Mateus/ES Ipiranga 12,180 37,64 221,1 3,090 18,2
Serra/ES Shell 11,022 34,05 220,6 3,089 20,0

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia