Viagem de moto pela América do Sul

"Maria yo sé que usted treme! Tener em casa a tu papá"

Antes de sair de Campo Mourão, uma cidadezinha bem legal no interior do Paraná, eu precisava ver umas coisas na Capitão América. A relação não estava legal, o pedal de câmbio não dava mais aperto e não chegaria a BH, e já estava na hora de trocar o óleo do motor.

Haviam várias oficinas e moto peças na cidade e até uma concessionária Honda. Encontrei a relação para trocar e o pedal também. A relação havia acabado aos 10.000 km. Foi muita chuva, estrada de rípio e o deserto de sal. Os dentes da coroa estavam completamente tortos.

Com isso acabei atrasando muito minha partida e a estrada à noite seria certa.

Viagem de moto pela América do Sul

Sai de Campo Mourão sem chuva, por uma estrada muito boa e muito movimentada. Plantações de milho e soja a perder de vista e muitos pastos. Chegando próximo à cidade de Maringá, a chuva veio forte e não parou mais até São Paulo.

Saindo do estado do Paraná, paguei o pedágio mais caro de toda a viagem, R$6,90 para motos. Poucos metros após estava a divisa Paraná com São Paulo. Alguns trechos ruins, mas depois a estrada virou um tapete. Mesmo com a chuva persistente, o ritmo era bom. A estrada era pedagiada, mas moto não paga (ufaaaaa).

Faltando cerca de 50 km para Ribeirão Preto, eu passava por Jaboticabal, cidade que já conhecia, e resolvi aterrissar e descansar da chuva.

Viagem de moto pela América do Sul

Comentários (4)

This comment was minimized by the moderator on the site

Puts cara que viagem linda e a sahara que maquina
Fiz uma aventura parecida com a sua com minha Sahara 91 também São Paulo a Vinã del Mar.
Lendo seu relato impecável fiquei com agua na boca.
Abraços.

This comment was minimized by the moderator on the site

Opa Jorge... valeu meu irmão! A Sahara é guerreira, com um bom planejamento, uma moto equilibrada e com manutenção em dia você pode ir a qualquer lugar desse mundo... Abcs

This comment was minimized by the moderator on the site

Wladimir, boa noite. Comecei na XELONA 250, depois duas 350, Tenerés, Blackbird, duas Hayas, várias motos e muitas viagens. A última até Ushuaia em 2015, mas agora com uma Adventure GS 1200, minha 26a moto. Impressionante sua viagem na XL 350, parabéns, esse é o espírito aventureiro. Até a Colombia em setembro/16 utilizarei alguns de seus roteiros, outros já conhecemos. Que este espírito continue nos guiando pelos KMs adiante. Viajei no seu relato. Abraço. Salomão.

This comment was minimized by the moderator on the site

Olá Salomão, muito obrigado pelas palavras... não foi um feito heróico ou merecedor de uma medalha, mas uma bela viagem de motocicleta... também já fui feliz proprietário de Hayabusas e outras motos, mas incrivelmente, foi numa das motos mais simples que ja tive, comprada por nostalgia e nunca pensando numa aventura desse tamanho, que vivi a maior aventura da minha vida... então talvez possamos afirmar que a moto é o menos importante...(é claro que senti falta dos punhos aquecidos de uma BM ao cruzar o topo congelante da cordilheira dos Andes no Peru ou dos 197CV da Hayabusa ao cruzar a interminável reta do pampa del inferno na Argentina rs)... porém o mais fantástico de tudo, muito além das paisagens, pessoas e culturas, é a viagem ao nosso próprio interior... os muitos dias e horas ali sozinho com os pensamentos dentro do capacete... como nos diz nosso amigo Rômulo Provetti em um dos seus livros: "o homem que sai numa viagem dessas de moto volta outro homem...", e isso é uma grande verdade.
Realizar essa viagem foi realizar um sonho. Eu penso que acreditar e realizar os nossos sonhos seja uma das essências dessa vida. E é uma vida bem curta e uma estrada bem longa... então vamos para a estrada rs
Em 2017 quero estar numa grande aventura de motocicleta novamente, por enquanto é só um sonho... e estou acreditando nele.
Boa sorte na sua aventura meu amigo, que Deus o acompanhe, te proteja e te leve sempre por bons caminhos...
Abs Wladimir.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia