Viagem de moto Portugal, Espanha, França e Andorra

Chama-se de País Basco (em basco: Euskal Herria: "terra do euskara") a região das montanhas dos Pireneus, uma região distinta que fica entre dois países, Espanha e França.

Na parte territorial da Espanha, o país está dividido em três cidades: Araba, Bizkaia, Gipuzkoa. A capital e a sede do Parlamento Basco é Vitoria-Gasteiz. Outras grandes cidades incluem Bilbao e San Sebastian. Na França, o País de Basco a região engloba Biarritz e Baiona, onde ficamos hospedados.

Assim como ocorreu na Catalunha, o País Basco sofreu a dura repressão da ditadura de Francisco Franco, que restringiu os movimentos de independência e proibiu o uso do idioma basco. Esse período serviu para aflorar ainda mais o sentimento de recusa à dominação hispânica, fazendo surgir, inclusive, o grupo terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna: “Pátria Basca e Liberdade”, em basco), que realizou atentados terroristas a partir da década de 1970.

Durante a Guerra Civil Espanhola não se podia falar ‘basco’ e este povo perdeu toda a autonomia política e direitos econômicos. Muitos bascos foram presos ou mortos. Franco ordenou ainda bombardeio à Guernica, uma cidade basca, em 1937 e milhares de civis morreram. Para lembrar o fato para a eternidade, Picasso pintou seu famoso “Guernica” para demonstrar o horror da guerra.

Viagem de Moto Portugal Espanha Franca

Em nossa viagem, passamos por diversas pequenas cidades e aldeias da Espanha, sendo que algumas com muito charme e história.

Nosso roteiro previa Pedrafrita do Cebreiro, uma aldeia bem pequena, de cinco ruazinhas, com a Igreja de Santa María la Real. A vila mantém todo o seu passado medieval. Pedrafrita é o local onde iniciou-se o movimento de peregrinos da França em direção a Santiago de Compostela.

BURGOS

Fundada em 884 para preencher um espaço estratégico entre o Reino de Navarra e os domínios árabes, Burgos floresceria como a capital do Reino de Castilla y León nos turbulentos séculos seguintes. Perto dali, em Vivar, nasceu uma das figuras mais míticas da história espanhola, El Cid, o guerreiro mercenário que comandou a reconquista de Valência para os cristãos no século 11.

Burgos guarda alguns dos mais belos exemplares da arquitetura gótica espanhola em seu centro medieval, incluindo sua bela catedral, Patrimônio da Humanidade.

Rodamos por seu centro de muita história e depois paramos em um bar de Tapas, com variações de camarão, vieiras, tomate seco e uma tapa especial de bacalhau ao “ajo y aceite” acompanhados de um excelente vinho espanhol, coisa de cinema!!!!!!!

PS: Tapas, na Espanha, são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não. Entretanto, as tapas são muito mais que simples aperitivos ou petiscos, sendo elas um costume secular e rodeado de teorias e lendas de sua real origem.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização