Viagem de moto pela Europa

Hoje o dia foi intenso. Saímos de Tours e acompanhamos o Rio Loire (fala-se Loár), onde encontramos dezenas dos castelos famosos do "Vale do Rio Loire". Passamos por diversas pequenas cidades que ficam ao longo do rio, sendo as principais, Amboise, Vouvray e Blois. Estamos agora hospedados em um hotel da cidade de Olivet, que é como se fosse um bairro de Orlèans, famosa cidade francesa, onde nasceu ou foi queimada, sei lá, Joana D'arc.

O mais famoso e impressionante dos castelos que visitamos foi Chambord, uma construção impressionante, onde conseguimos tirar algumas das fotos mais bonitas até aqui. Esta acima é só uma das muitas que tiramos. Quando retornar ao Brasil vou ter dificuldades para escolher quais publicar. Até hoje foram 2414 fotos tiradas. E não estamos nem na metade da viagem.

Visitamos também outro castelo muito bonito, incluindo o seu interior, chamado Chenonceau, onde também tiramos muitas fotos.

Outra imagem impressionante foi de algumas adegas da região, encravadas nas pedras. Mas encravadas mesmo, como cavernas. A região é grande produtora de vinhos.

As estradas continuam muito boas. Estamos evitando auto-estradas e passando por estradas locais e regionais, confiando no GPS, mas está indo tudo bem até agora. As estradas rurais daqui, que passam entre fazendas, são todas asfaltadas, e com um asfalto melhor que os BRs do Brasil. Bem feito e bastante abrasivo, dá segurança para transitar por elas mesmo na chuva.

Almoçamos um delicioso prato chamado de coc au vin (galo ao vinho), com entrada de melão com presunto. Foi em uma cidade chamada Amboise, onde tem um castelo muito bacana à beira do Rio Loire.

Algumas fotos são de castelos que vimos em Vouvray e Blois.

Situação engraçada passei no fim do dia. Havíamos acabado de ver Chambord e resolvemos agilizar a chegada ao hotel. Reprogramei o GPS retirando a opção de evitar auto-estrada e fomos embora. Pegamos um trecho de cerca de 40 km de auto-estrada cujo pedágio é automático. Você pega um cartão quando entra e passa numa cancela automática para pagamento quando sai. Eu coloquei uma nota de 20 Euros para pagar e ele devolveu tudo em moedas. Quando fui retirar algumas caíram no chão. E a fila se formando. Desci da moto para pegar e acho que o sistema achou que eu havia passado. O sinal passou para vermelho mas a cancela continuou aberta. Retornei para a moto e saí. Começou a tocar uma sirene alta. Ninguém correu atrás de mim, mas na hora achei que ia ser perseguido pela polícia.

O tempo hoje foi quase todo o dia claro, com muito sol forte e calor, com pouquíssimas nuvens. Nesta época, se o tempo está com sol faz bastante calor, mas se fica nublado esfria bem, principalmente à noite.

Números do dia

  • Distancia percorrida no dia - 175 km
  • Distância percorrida até o dia - 2.437 km

Despesas do dia

  • Café da manhã em Tours - 7,33
  • Gasolina 17,60 Euros, 12,65 l, 1,391 Euros / l, 268 km, 21,2 km/l
  • Pedágio em Tours - 0,90
  • Almoço em Amboise - 14,00
  • Entrada Chateau Chenanceau - 10,50
  • Pedágio em Orléans - 2,40
  • Jantar em Olivet - 25,00
  • Hospedagem em Orléans - 22,50

Comentários (2)

Rômulo Provetti Admin Author
This comment was minimized by the moderator on the site

Edon, obrigado. Quanto à foto, esteja à vontade. É só manter os créditos caso eu tenha colocado. Abraços

This comment was minimized by the moderator on the site

Puxa cara, visitei seu blog para colher informações sobre viagem para Atacama; e vejo que vc está em viagem pela Europa. Parabéns pela atitude intrépida; e se me permite vou "acompanhar" vc por teu caminho. Boa viagem. Vá e volte com Deus, irmão. Edon. PS: Ah, copiei umas fotos de sua viagem pelo Mercosul para usar como slide do protetor de tela. Não é para uso comercial. Espero que vc não se importe; qq. problema fala, e eu tiro, blz.; abs.

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia