Viagem de moto pela Europa

O roteiro de hoje incluiu, além de uma volta em Marseilles, banho de praia e almoço em Cassis, uma rápida passagem por Toulon e jantar e hospedagem em Nice.

Esta etapa inaugurou nossa viagem pela região da Côte D’Azur, famosa pelas praias badaladas ao longo da costa do Mediterrâneo.

Quando acordamos, o céu estava claro, azul, com sol aparentando se apresentar forte durante todo o dia como ocorreu ontem.

Antes de ir para a estrada, como de praxe, demos uma última volta em Marseilles, para conhecer algumas de suas atrações e tirar fotos.

Desde que saímos do hotel até chegar em Cassis o sol se fez presente com intensidade. Mas assim que chegamos à praia uma nuvem cobriu todo o céu e de repente apareceu uma névoa sobre o mar e as montanhas que circundam a cidade. Algo atípico no Brasil, não sei se normal por aqui.

Mesmo assim resolvemos tomar um banho de mar, afinal, não é sempre que temos a oportunidade de entrar nas águas do mediterrâneo. Para quem é brasileiro, a primeira coisa a se estranhar é a areia, que na verdade é inexistente. A praia é coberta por pequenas pedras roliças de vários tamanhos. Não é fácil se acostumar com elas.

Quanto à água, é de uma transparência incrível, parece água de aquário, até no lugar onde as ondas se quebram. Isto por causa da falta de areia. E a temperatura da água me fez lembrar Porto Seguro. Igualzinho à água do freezer.

Uma curiosidade aqui na França é que em várias cidades que passamos e que tinha venda de produtos para turistas encontramos várias sandálias imitando as Havaianas, com a bandeirinha do Brasil nas tiras, mas em Cassis encontramos a sandália pirata mas descarada, até com display informando se tratar da legítima "Las originales Brasileras".

Passamos por Toulon, uma grande cidade, mas resolvemos não parar porque já havíamos ficado muito tempo em Cassis.

A estrada entre Marseilles e Toulon, evitando auto-estradas é incrível, cheia de curvas e com paisagens de tirar o fôlego. Passamos inclusive por vinhedos cheios de uva, à beira da estrada, uma tentação.Toda hora queríamos parar para tirar fotos. Fizemos um filme ótimo no primeiro trecho, entre Marseilles e Cassis.

Como a viagem não estava rendendo, porque passávamos por muitas cidades pequenas com trânsito intenso e muitos semáforos, resolvemos utilizar auto-estrada depois de Toulon.

Nice nos pareceu uma cidade fervilhante, com uma vida noturna intensa. Os prédios são bonitos e preservados, e tem muitos italianos nas ruas. Amanhã vamos dar umas voltas na cidade antes de partir para a última etapa programada da viagem, a Itália.

Não conseguimos acesso à Internet. Ficamos em um hotel bem localizado, no centro, mas com serviço bem precário.

Números do dia:

  • Distância percorrida no dia - 230 km
  • Distância percorrida até o dia - 4.843

Despesas do dia:

  • Café da manhã em marseilles - 7,40
  • Cerveja em Cassis - 5,00
  • Banheiro em Cassis - 0,55
  • Almoço em Cassis - 12,00
  • Gasolina em Vidauban - 10,41 Euros, 7,23 l, 1,44 / l, 153 km, 21,2 km / l
  • Pedágio - 6,00
  • Pedágio em Cannes - 2,00
  • Jantar em Nice - 22,00
  • Hospedagem em Nice - 38,70

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia