Categoria: Transamazônica: um sonho

  • Vídeos da Viagem de moto pela Transamazônica

    Durante a viagem gravamos muitos vídeos com o dia a dia da nossa viagem de moto pela região norte do Brasil. Abaixo estão alguns deles para vocês terem uma ideia de como foi a viagem. A primeira etapa foi de Marabá (PA) até Humaitá (AM) pela BR-230 (Rodovia Transamazônica), depois pela BR-319 (Rodovia Fantasma) até…

  • Conclusão

    A Floresta que vemos pela televisão, fica muito distante da estrada. À beira da estrada se vêem muito poucos animais. Aquela história de sucuris a cada quilômetro é lenda. Alguns moradores nunca viram. Árvores grossas somente as que estão já cortadas em cima da carroceria dos caminhões, que percorrem centenas de quilômetros floresta adentro para…

  • Guaíra, PR a Telêmaco Borba, PR

    Sai por volta das 8 horas. Com tranquilidade, segui pela estrada que já era minha velha conhecida. Se ontem o vento estava ruim, hoje estava 2X pior. Muito barulho no capacete, alto consumo da moto e pouca velocidade máxima. Parava sempre a cada 150 km para abastecer. Segui por estradas secundárias para evitar trânsito e…

  • Rio Verde do Mato Grosso, MS a Guaíra, PR

    Rio Verde do Mato Grosso, MS a Guaíra, PR – 700 km Saí cedo sabendo que teria longos 700 km pela frente. Queria chegar a tempo de ir em Salto del Guaira no Paraguai para comprar outro netbook, pois o meu estava estragado e a diferença de preço seria grande, caso deixasse para comprar no…

  • Rosário Oeste, MT a Rio Verde de Mato Grosso, MS

    Rosário Oeste, MT a Rio Verde de Mato Grosso, MS – 700 km Acordei cedo e esperei o café ficar pronto, segui pela Estrada da Guia, uma estrada pavimentada, onde é proibido o trânsito de carretas, e por conta desta exclusão, há pouco trânsito, muito bom.

  • Guarantã do Norte, MT a Rosário do Oeste, MT

    Guarantã do Norte, MT a Rosário do Oeste, MT – 620 km Quase não consegui dormir, me senti mal a noite inteira, tomei novamente os remédios e voltei pra cama. Ainda sem noticias dos companheiros, mas decidido a continuar.

  • Moraes de Alemida, PA a Guarantã do Norte, MT

    Moraes de Alemida, PA a Guarantã do Norte, MT – 490 km Sem noticias dos companheiros de viagem, segui em frente. Sai às 8h, mas o céu estava dando sinais de que viria muita chuva. Forcei um pouco a média, para sair logo daquela região.

  • Alter do Chão, PA a Moraes de Almeida, PA

    Alter do Chão, PA a Moraes de Almeida, PA (passando por Belterra) – 610 km O horário previsto para saída era as 7 horas, mas atrasamos um pouco. Queríamos passar por Belterra, onde teria ainda alguns traços da ideia do Henry Ford de construir uma cidade aos moldes americanos para industrializar a borracha do látex.…

  • Alter do Chão, PA

    Por volta das 9 horas já estávamos todos prontos para ir para a Praia. Estávamos a uma quadra das águas do Rio Tapajós. A noite não nos deixou termos uma idéia da beleza do lugar. Chegamos na orla e sete dos do grupo contrataram um barco para fazer a travessia de uns 250 metros. Eu…

  • Manaus, AM a Alter do Chão, PA

    Manaus, AM a Santarém, PA (Navegando) e Santarém, PA a Alter do Chão, PA – 40 km No barco tudo tem horário pré-estabelecido: horário do café da manhã é das 6h30 às 7h30. Dai temos que levantar cedo para tomar o café.

  • Manaus a Santarém – Navegando

    Acordei cedo, tomei café e aproveitei para levar algumas bagagens leves até o barco, que já estava ancorado no porto que ficava a umas seis quadras do hotel. Fui e voltei a pé para me exercitar um pouco.

  • Manaus, AM – dia 2

    Combinamos de ir até o porto às 9 horas para procurar uma embarcação para um passeio pelos ribeirinhos, ver animais, etc… No caminho encontramos com dois moto aventureiros, Marcos e Assis, de Natal, RN, que estavam finalizando sua volta pela América do Sul. Eles subiram toda a costa do Pacífico e estavam voltando ao Brasil…

  • Manaus, AM – dia 1

    No café da manhã conhecemos o Michelle, um italiano que trabalha no Brasil e ainda mora na Itália. Estava viajando pelo Brasil por 75 dias em uma Falcon. Pensem em um camarada gente fina e louco. Elel foi encontrado na BR-319 sozinho e foi ajudado pelos catarinenses Luiz Carlos Honorio e seus amigos que também…

  • Igapó-Açú, AM a Manaus, AM

    Igapó-Açú, AM a Manaus, AM – 240 km No dia seguinte cedo, depois de um ótimo café da manhã com pão caseiro, fomos ver Seu Edilson, chamar um boto para vermos, isso mesmo, no Igapó-Açú, eles domesticaram os botos, que sempre aparecem quando eles estão por perto da margem.

  • Humaitá, AM a Igapó-Açú, AM

    Humaitá, AM a Igapó-Açú, AM – 430 km De roupa limpa, corpo acostumado à rotina e de ânimo renovado, levantamos às 4h30, reapertamos a bagagem que agora tinha mais 15 litros de combustível, 6 litros de água, 2 pacotes de bolacha e 4 refeições liofilizadas. Após um café rápido na cozinha do hotel, iniciamos a…

  • Manicoré, AM a Humaitá, AM

    Manicoré, AM a Humaitá, AM – 190 km Como meus amigos ficaram em Apuí, eu saí um pouco mais tarde, por volta das 8 horas. Passei na Reserva Indígena, paguei o pedágio de R$ 10,00 conversei um pouco com o nativo, que mora em uma casa de madeira, usa roupa, tem carro e televisão com…

  • Jacareacanga, PA a Manicoré, AM

    Jacareacanga, PA a Manicoré, AM – 510 km Leia o nome do restaurante acima corretamente. Sentido de Matá=selva=floresta. Como sempre, fomos dormir cedo e acordamos cedo. O roteiro do dia era seguir ate a cidade de Apuí no Amazonas, distante 275 km de Jacareacanga, PA.

  • Itaituba, PA a Jacareacanga, PA

    Itaituba, PA a Jacareacanga, PA – 400 km Na mesma rotina dos dias anterios, saímos por volta das 6h40. seria um dia comprido, com certa apreensão por não termos a informação precisa de que teríamos ou não combustível no caminho, oficialmente em posto já era certo que não.

  • Uruará, PA a Itaituba, PA

    Uruará, PA a Itaituba, PA – 300 km Rotina de Transamazônica: acordar às 5h30 e sair antes das 7 horas. Estrada ficando cada vez melhor, mas sempre com muito trabalho por parte de construtoras que estão preparando a estrada para pavimentação. Em duas subidas íngremes havia caminhões que não deram conta de tracionar e voltaram…

  • Anapu, PA a Uruará, PA

    Anapu, PA a Uruará, PA – 330 km Neste dia dormimos um pouco mais, acordamos só às 5h30 e saímos às 7 horas. A moto do Fabio não deu nem sinal de partida. Por sorte o hotel ficava em uma parte alta e um tranco foi o suficiente. Rodamos por uma estrada melhor. Berini, depois…

  • Marabá, PA a Anapu, PA

    Marabá, PA a Anapu, PA – 370 km Acordamos às 5 horas da manhã, pois mesmo com tudo previamente ajeitado sempre falta algo para arrumar. Café da manhã tomado e fomos para estrada.

  • Londrina, PR a Marabá, PA – Via Aérea

    Berini, Fábio e eu, pegamos o vôo de Londrina, PR para Marabá, PA, após duas conexões chegamos em Marabá por volta das 12h30, calor insuportável, seco e muito pó. De táxi, seguimos para o hotel, onde deixamos a pouca bagagem que havia ainda conosco e em seguida seguimos a pé para uma churrascaria próxima.

  • Embalando as motos para transporte

    Fotos das motos sendo embaladas para transporte terrestre até Marabá, PA. Elas saíram de Maringá no Paraná.

  • Transamazônica: um sonho

    Transamazônica: um sonho

    Olá, amigos, Este é o relato de uma viagem pela Transamazônica (BR-230), pela Rodovia Fantasma (BR-319) até Manaus e pela Cuiabá – Santarém (BR-163). Sairemos de Marabá rumo a Humaitá pela BR-230, depois BR-319 até Manaus onde pegaremos um barco até Santarém e de lá pela BR-163 até o Paraná. Motos: 1 Honda XRE, 2…