Viagem de moto até o Uruguai

Conforme programado, ficamos em Foz do Iguaçu neste dia para descansarmos e aproveitarmos um pouco mais das belezas do lugar. Assim, deixamos nossas meninas no repouso merecido, depois de mais de 4100 km rodados.

Nesse dia de nosso descanso, alugamos um Van para nos levar a dois lugares típicos desta região : Paraguai, para compras em Ciudad del Este e as Cataratas do Iguaçu.

Eu nunca havia estado em Ciudad del Este, no entanto confesso que embora eu tenha levado a máquina fotográfica comigo, não tive coragem de tirar uma só fotografia de lá. Fiquei apavorado com o lugar, muito feio, desorganizado e acho ser a origem nata da famosa 25 de março, em São Paulo. Tenho um certo problema, pessoal, com lugares fechados, sou claustrófobo assumido, além de ter pavor de multidões. Ao conhecer o Paraguai, desta forma, vi o retrato fiel do inferno da minha imaginação ! Com certeza, sei que não se pode generalizar e dizer que esta é a imagem do país, pois devido ao tempo, não tivemos como conhecê-lo, mas a minha visão de Ciudad del Este foi péssima !

Todavia, fomos brindados com um presente sem descrição, chamado "Cataratas do Iguaçu". Já tive a oportunidade de conhecer diversos monumentos e lugares considerados maravilhas da humanidade, porém incomparáveis, na sua beleza e grandiosidade às cataratas. A imensidão das quedas, o volume das águas ... tudo encanta e vale a pena conhecer.

Ainda não tive a oportunidade de conhecer Niagara, mas ouvi de um amigo que lá já esteve, dizer que as famosas Cataratas de Niagara se parecem cachoeiras quando comparadas às Cataratas do Iguaçu !

A cidade de Foz do Iguaçu ou Foz do Iguassu, não consegui identificar a grafia correta, pois vi em diversos lugares as duas formas, é uma cidade de aproximadamente 260.000 habitantes que vivem quase que exclusivamente do turismo.

Infelizmente, devido à falta de incentivo do governo neste ramo (também !), esta atividade acaba sendo quase que uma extorsão. Isto acaba levando os turistas a atravessar a fronteira e adquirir quase tudo no lado paraguaio, ficando a cidade de Foz apenas com a parte de hotelaria e alguns restaurantes. Então, passamos o dia entre Ciudad del Este e as Cataratas do Iguaçu. Tiramos muitas fotos das cataratas e chegamos tarde no hotel, onde curtimos um pouco da piscina, comemos alguma coisa e fomos dormir.

Amanhã iremos colocar nossas máquinas novamente na estrada, serão mais 579 kms até a cidade de Cornélio Procópio, no Paraná, onde dormiremos, seguindo a nossa viagem.

Abraços,

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia