Viagem de moto por Portugal

Após 270 km chegávamos novamente a Lisboa para entrega das motos. Deixamos no estacionamento e logo uma van com uma carretinha levava os “nossos” brinquedos para a BOMCAR. O hodômetro marcava 4899 km e peguei a moto com 600km rodados.


Vídeo Ponte Vasco da Gama

Sobre a moto BMW 1200GSA, achei a ciclística muito boa, excelentes freios e embreagem muito macia. Pontos negativos: o banco do piloto é muito largo (feito para alemães) e muitos reclamaram de assaduras durante a viagem, assim como o para-brisas, apesar de ajustarmos tanto alto como baixo, não conseguiu desviar bem o vento, pegando muito no capacete e deixando um certo incomodo no pescoço, além do barulho para velocidades acima de 140km/h.

Os controles de tração para os tipos de terreno enfrentados são bem completos. O Miguel, que foi nosso guia, orientou sobre os ajustes e inclusive na areia, atendeu muito bem. O sistema de partida sem chave (Keyless Ride) é bem prático, porém essa comodidade criou uma certa confusão. Após uma parada no deserto para tirar fotos, como algumas motos eram idênticas, ao retornar dois amigos (um era nosso conhecido FCC), não conseguiram ligar as motos de forma alguma. Somente houve sucesso quando observaram que tinham subido em motos trocadas.

Ao chegarmos ao hotel, deixamos as coisas no quarto e partimos para programação pela cidade. Partimos direto para o Mercado da Ribeira. O prédio que abriga o Mercado da Ribeira, em frente ao Cais do Sodré, em Lisboa, data do fim dos anos 1800. Conhecido pela oferta de verduras e flores, entre outros itens, o local acabou perdendo espaço quando foi aberto o MARL, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, em 2000. Em maio de 2014, porém, um projeto de revitalização transformou parte do espaço numa atração imperdível para quem está de passagem pela cidade. Uma área de 5500 m² do térreo do Mercado tornou-se uma grande praça de alimentação com curadoria da edição local da revista Time Out.

Viagem de moto Portugal - Mercado da Ribeira

Mais de 30 restaurantes dos mais diversos estilos dividem o espaço, oferecendo de comida orgânica à gastronomia prêt-à-manger de chefs conhecidos. Optamos por almoçar do lado de fora, e por indicação da Ana Paula, optei pela Amêijoas à Bulhão do Pato. Amêijoas, que no Brasil são bastante conhecidos como vôngoles.

Viagem de moto Portugal - Mercado da Ribeira

O prato é confeccionado com amêijoas, azeite, alho, coentros, sal, pimenta e limão (para temperar antes de servir) e vem servidas em prato com muito azeite. Espetacular.


Vídeo do passeio pelo Mercado

Demos uma volta em todo o Mercado e descobrimos um lugar que vendia os “Bolinhos de Bacalhau”. Sou um cara apreciador da boa mesa, porém foram os melhores que já comi em minha vida. Sentamos num dos balcões internos, eu João Guilherme e Lena e consumimos cada um pelo menos 6 bolinhos, acompanhados por um vinho verde alentejano maravilhoso. Bebemos 6 garrafas e saímos “bonitos” de lá.

No Hotel, houve o jantar de despedida por conta da Euromototravel e foi uma belíssima confraternização.

A nossa partida estava marcada para o dia seguinte às 23h e tínhamos ainda um dia inteiro para aproveitar Lisboa.

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização