Categoria: A caminho de Ushuaia

  • Vídeo da viagem de moto até Ushuaia

    O vídeo abaixo mostra uma seleção de imagens que registrei com as lentes da minha câmera durante sua viagem de moto que fiz até a cidade de Ushuaia, no extremo sul das Américas, passando pela Patagônia, visitando a Península Valdés, Torres del Paine, Glaciar Perito Moreno, a Cordilheira dos Andes e outros lugares fantásticos do…

  • 29º dia – Ribeirão Preto – Belo Horizonte

    Quando abri a cortina do quarto do hotel e olhei para fora vi que o céu estava bastante fechado, mas não chovia. Na rua, poças d’água e galhos caídos indicavam que havia chovido forte à noite. Como seriam apenas 550 km a percorrer nesse último dia da minha viagem de moto, fiquei mais tranquilo e…

  • 28º dia – Cascavel – Ribeirão Preto

    Enquanto arrumava a bagagem, escutava as notícias da televisão e, quando começaram a falar sobre o tempo, passei a prestar mais atenção. A moça só deu notícia ruim. A região que iria atravessar estava preta no mapa. Quando estava fechando a conta do hotel, a moça da recepção profetizou: – “Vai pegar chuva”. Choveu bem…

  • 27º dia – Paso de los Libres – Cascavel

    Ainda não havia amanhecido, faltavam 20 minutos para as 6 horas e eu já estava chegando à aduana. Imaginava que nesse horário estaria vazia e poderia passar rapidamente para o Brasil, ir ao caixa eletrônico e sacar o dinheiro que precisava para continuar minha viagem de moto de volta para casa.

  • 26º dia – Villa Maria – Paso de los Libres

    Consegui percorrer hoje 998 km das boas estradas argentinas em pouco mais de 10 horas, incluindo o tempo gasto com quatro paradas para abastecer e outras tantas para fotografar a paisagem. Eu havia planejado seguir ontem até a cidade de San Francisco, mas devido ao problema na chave de ignição da motoca, acabei encerrando o…

  • 25º dia – Mendoza – Villa Maria

    Foi ficar um dia sem elogiar a motoca e ela fez birra e tentou me deixar na mão no meio do nada. Mas com uma conversa ao pé do tanque, um pouco de carinho e criatividade, conseguimos fazer as pazes e seguir nossa viagem pela Argentina e em direção ao Brasil.

  • 24º dia – Los Andes – Mendoza

    Procurei me abstrair da notícia que recebi ontem sobre a morte do meu amigo Marcelo, mas não teve jeito. Pensei muito a respeito durante a noite e a conclusão é que temos que aproveitar a vida e realizar os nossos sonhos enquanto estamos aqui, com saúde. No meu caso, fazendo minhas viagens de moto. Se…

  • 23º dia – Temuco – Los Andes

    Peguei estrada com o céu nublado, temperatura agradável e prometendo chuva para o trecho da Rodovia Pan Americana que iria percorrer hoje no Chile. Os primeiros quilômetros da minha viagem foram com neblina fraca, que não chegou a atrapalhar a viagem, mas as mãos sofreram um pouco com o frio. E a motoca ultrapassou os…

  • 22º dia – Bariloche – Temuco

    O dia foi complicado, para não sair da rotina dessa viagem. A ideia era tentar chegar o mais próximo possível de Santiago, distante 1180 km de Bariloche. Se não fosse a aduana e uma grande quantidade de veículos na minha frente em uma estrada sem pontos de ultrapassagem, talvez desse para chegar lá. Mas não…

  • 21º dia – Bariloche

    Acordei, arrumei a bagagem e desci para tomar o desayuno. A ideia é tentar encontrar um pneu novo para minha moto em Bariloche, mas se não conseguir, vou seguir viagem hoje ainda para Santiago no Chile, 1180 km de distância daqui.

  • 20º dia – Perito Moreno – Bariloche

    A viagem de hoje foi longa, passei por dois pequenos trechos de rípio, por estradas muito boas e outras nem tanto, paisagens monótonas da Patagônia e lindas paisagens dos Andes. Percorri em um dia a distância que havia planejado fazer em dois. E o pneu traseiro da moto foi para o saco.

  • 19º dia – El Calafate – Perito Moreno

    Acho que tudo que podia acontecer nos pouco mais de 700 km que percorri hoje durante minha viagem de moto pela Ruta 40 na Argentina, aconteceu. Onze horas na estrada com frio Intenso, ventos fortíssimos, paisagens lindas, estradas boas, estradas ruins, rípio fácil, rípio cascudo, animais atravessando a pista na minha frente, a moto tombou,…

  • 18º dia – Glaciar Perito Moreno

    Quem fizer uma viagem até Ushuaia ou pela Patagônia e não vier conhecer o Glaciar Perito Moreno deixou de fora uma das atrações mais impressionantes da região. Ele é realmente tudo que eu havia lido e ouvido falar a respeito.

  • 17º dia – Puerto Natales – El Calafate

    O dia hoje foi muito tranquilo. Apenas 370 km para percorrer e uma fronteira para atravessar, do Chile para a Argentina. O céu amanheceu limpo nessa parte da Patagônia, mas com um frio de rachar, que não diminuiu na medida em que o sol foi se impondo.

  • 16º dia – Parque Nacional Torres del Paine

    O dia foi de coxinha, como os motociclistas chamam quem tem moto e a usa mais para se exibir e fazer pequenos passeios. No meu caso, um mega coxinha, pois a moto ficou parada no hostal durante todo o dia enquanto eu fui conhecer de ônibus o fantástico Parque Nacional Torres del Paine, no sul…

  • 15º dia – Punta Arenas – Puerto Natales

    Pelo site de meteorologia a temperatura ambiente era de 10º C. Com o vento, a sensação térmica devia estar próxima de 5º. Viajando com a moto, era mais baixa ainda. Mas para compensar, o céu estava limpo, azul e a estrada era o que poderia ser chamada de perfeita, cortando uma linda paisagem, com flores…

  • 14º dia – Ushuaia – Punta Arenas

    Em alguns aspectos o dia foi mais tranquilo do que eu havia imaginado, em outros chegou perto do punk. Acordei cedo com a intençao de sair cedo, uma vez que a previsão era de percorrer 770 km no dia, sendo 100 km de rípio e ainda atravessar uma fronteira.

  • 13º dia – Ushuaia

    A primeira coisa que fiz ao acordar foi olhar a previsão do tempo para Ushuaia no celular e o que vi não me agradou: chuvisco intenso. Abri a cortina e vi que não era previsão, era realidade. Mas resolvi seguir assim mesmo para o Parque Nacional Tierra del Fuego para chegar à Bahia Lapataia e…

  • 12º dia – Ushuaia

    O dia foi de passeios pela cidade de Ushuaia e entorno e a moto ficou parada quase o tempo todo. O primeiro foi pelo Canal de Beagle, que contratei no porto com uma agência. Tinha a opção de fazer com um catamarã, mas eu preferi algo um pouco mais emocionante, de veleiro. Foi muito bom.

  • 11º dia – Rio Gallegos – Ushuaia

    O dia começou com um grande susto: acordei no meio da madrugada depois de sonhar que havia perdido a pasta onde levo passaporte, certificados de seguros (saúde, SOAPEX, Carta Verde), parte do dinheiro e outros documentos necessários para a viagem. Para checar, acendi a luz do quarto e fui ver na bolsa se a pasta…

  • 10º dia – Puerto San Julián – Rio Gallegos

    Como o percurso era curto hoje, demorei para sair do hotel. Eram mais de 10h30 quando finalmente cheguei à Ruta nacional 3 para continuar minha viagem de moto em direção a Ushuaia. A estrada está em ótimas condições nesse trecho, sem buracos ou irregularidades e muito bem sinalizada. O movimento de carros e caminhões está…

  • 9º dia – Puerto Madryn – Puerto San Julian

    Foi um dia em que quase tudo conspirou para que a viagem transcorresse muito bem. Estradas boas, céu azul o tempo todo, temperatura amena do início até o meio do dia (depois fez calor), a moto passou a ser muito econômica, muitas pessoas simpáticas pelo caminho e o tão temido vento da Patagônia veio para…

  • 8º dia – Península Valdés

    Contratei um passeio até a Península Valdés em uma agência de turismo. A moto ficou descansando e eu, às 7h30, estava a caminho da famosa região da Patagônia Argentina que aparece em documentários do National Geografic. É aqui que são filmadas aquelas cenas das orcas capturando leões marinhos na praia. Só que agora não é…

  • 7º dia – Bahia Blanca – Puerto Madryn

    Depois da bagagem na moto e hotel pago, segui para a Ruta 3. O dia amanheceu aberto, com poucas nuvens e a temperatura mais amena. O calor não deu as caras, mas o vento, que tantos viajantes disseram ser o terrível obstáculo das viagens pelo sul da Argentina, começou a incomodar. Nada que atrapalhasse o…

  • 6º dia – Luján – Bahia Blanca

    Amanheceu com céu limpo e fazendo muito calor. Depois do Desayuno (café da manhã), arrumei a bagagem na moto e fui para a praça em frente à Basílica para tentar tirar uma foto. A cidade ainda dormia e haviam poucas pessoas nas ruas e na própria praça, muito diferente do dia anterior, quando tudo estava…

  • 5º dia – Uruguaiana – Luján

    De manhã, quando desci para tomar o café da manhã, encontrei o local fechado. Me avisaram na recepção do hotel que aos domingos o lanche era servido a partir das 8 horas (!). Voltei, arrumei a bagagem, desci para acertar a conta e ir embora, mas encontrei com um grupo com cinco motociclistas de Gramado…

  • 4º dia – Erechim – Uruguaiana

    Ontem o Douglas, um motociclista que me foi apresentado pelo Gugu de Taubaté passou no hotel e me levou para mostrar a cidade, um amigo motociclista e sua casa e depois fomos a um restaurante, onde comemos um bife gigante. Na sua casa ele mostrou o lugar onde hospeda motociclistas amigos que estão de passagem…

  • 3º dia – Registro – Erechim

    Neste dia transcorreu tudo conforme havia imaginado, inclusive as dificuldades, como muitos caminhões na Regis Bittencourt, um grande engarrafamento próximo a Curitiba, estradas com manutenção precária e motoristas ignorantes. Apesar dos problemas, passei por uma região muito bonita do interior do Paraná e de Santa Catarina.

  • 2º dia – São Pedro da Aldeia – Registro

    Depois da bagagem arrumada na moto, peguei estrada em direção ao Sul. A ideia inicial era passar pelo Rio, contornar São Paulo pelo Rodoanel, pegar a BR-101 acompanhando o litoral e dormir na cidade de Registro, com previsão de percorrer cerca de 800 km no dia.

  • 1º dia – Belo Horizonte – São Pedro da Aldeia

    O primeiro dia poderia ter sido mais tranquilo, não fosse o intenso calor, uma estrada ruim e um grande engarrafamento. Saí às 8h20 de Belo Horizonte pela BR-040. Um trecho dessa rodovia, recentemente transferido para a iniciativa privada, não está em boas condições e tem alguns pontos com paradas para obras, mas já se vislumbra…