viagem de moto Sul do Brasil

32 - Trigésimo segundo dia de viagem - quinta feira.
Acordamos cedo em Passo Fundo-RS, arrumamos a bagagem nas motos e pegamos a estrada. Seguimos para Blumenau-SC pois tínhamos marcado com o Chico/PHD, que chegaríamos até as 13h em Blumenau-SC. Teríamos que apertar o ritmo da viagem para percorrer os 500 km de distância e cumprir o horário. Teríamos muitas curvas pela frente, nas estradas BR 285, BR 116 e SC-470.

Seguíamos para leste, pela BR-285 com o sol nascendo e ofuscando nossa visão e foi difícil a primeira hora de estrada. Na primeira parada de abastecimento, tomamos café da manhã e seguimos sem perda de tempo. O tempo começou a esquentar muito, mas de repente apareceu um nevoeiro e o tempo ficou mais frio, e nublado, condições ideais para pilotagem, e assim foi até próximo a Lages-SC. Daí para frente, muito calor novamente, até Blumenau-SC.

viagem de moto sul do Brasil

Nestes 500 km, foi preciso muita habilidade da dupla, para manter a velocidade necessária sem descuidar da segurança. Deu para perceber que apesar dos mais de 30 dias de viagem, ainda estávamos com disposição e atenção total. Modéstia a parte, mandamos muito bem. A moto do Ivan, desde Buenos Ayres, deixara de ser preocupação, ou seja o problema foi resolvido definitivamente.

Chegamos na churrascaria, no horário combinado e o Chico/PHD já nos esperava, com chopp gelado já servido, pois quando ele escutou o ronco das motos já mandou servir o chopp. Isto é que é recepção!!!!. Depois dos abraços e relatos das façanhas na estrada, falamos de vários assuntos, pois o Chico, apesar de ser muito ocupado, nos dedicou algumas horas, com muita calma e tranquilidade. Ele nos entregou os certificados/PHD, da conquista do Fim do Mundo, devidamente carimbado e chancelado com selo trazido por ele do posto do Carteiro Del Fin Del Mundo, que fica dentro do Parque Nacional Terra del Fuego. Ele nos entregou os certificados, com a solicitação de que a entrega oficial, fosse feita pelo Capitão Senra, a quem ele muito respeita e admira. Como veremos a seguir, assim foi feito.

Saímos de Blumenau, pouco antes da 16:00 h e o Chico/PHD fez a gentileza de nos guiar até a melhor saída da Cidade. Seguimos pela BR 101, contornamos Curitiba, evitando o forte transito local, e chegamos ao hotel em Quatro Barras-PR, já escurecendo. Rodamos cerca de 750 km nesta quinta feira.

33 - Trigésimo terceiro dia de viagem - Sexta feira.
Saímos cedo do hotel, tocamos direto até o Anel Rodoviário da Cidade de São Paulo, acatando a sugestão de um amigo do Chico/PHD que no momento de nosso almoço do dia anterior, estava nos E.U.A., e por telefone nos deu uma dica de itinerário, para se evitar o transito de São Paulo. De acordo com a dica, seguimos até o Km 38 da via Anhanguera, sentido interior e pegamos a saída para Campo Limpo Paulista-SP, e depois para Jarinú-SP e depois pegamos a Rodovia Dom Pedro I, já em Atibais-SP depois pegamos a Fernão Dias/BR 381.

viagem de moto Brasil

A noitinha, chegamos ao hotel em Oliveira-MG. Jantamos num bom restaurante, de onde Ivan, acertava, por telefone, detalhes finais da festa que ele daria no dia seguinte. De Quatro Barras a Oliveira rodamos cerca de 850 km.

34 - Trigésimo quarto dia de viagem - Sábado.
Era o último dia de viagem, e o sentimento que tínhamos era contraditório, porque por um lado tínhamos a ansiedade de rever parentes e amigos e por outro a vontade de esticar um pouco mais esta fantástica viagem, tudo isto misturado com a sensação de que estávamos prestes a concluir nossa empreitada de ida e volta, ao fim do mundo.

Pegamos a estrada as 10:00h em ponto, e seguimos calmamente pela BR 381, com o tempo parcialmente nublado. Tudo foi tranquilo até Betim, onde um acidente com um caminhão provocou um congestionamento enorme. Perdemos algum tempo no trânsito.

Ao chegar em BH, na BR 040, no posto de gasolina, onde o pessoal dos Águias de Aço nos esperava, bateu uma emoção enorme, ao ver aquele grupo de amigos com suas máquinas ligadas, algumas buzinas tocando, todos os amigos nos saudando com entusiasmo. Muitos abraços, apertos de mãos e etc. Foi emocionante. Muito emocionante mesmo.

Seguimos em comboio, para a casa do Ivan. Pelo caminho afora muita comemoração, muito barulho, um clima total de festa. Quando o grupo chegou à casa do Ivan, os familiares soltaram fogos de artifício, e Ivan e eu fomos recebidos pelas respectivas esposas, e foi mais um momento de muita emoção dentro daquele turbilhão que foi a chegada. O Ivan assumiu o microfone, e em rápidas palavras começou a festa, onde rolou muito churrasco, chopp, muitos papos e muitas fotos entre os amigos presentes.

Depois de algum tempo iniciou-se uma cerimônia, onde os fatos marcantes foram;

  • Ivan agradeceu a presença de todos os seus convidados, onde eu (Ruy) também me incluía.
  • Usando a palavra o Coronel José Guilherme, homenageou o Capitão Senra e Dona Geralda, fundadores dos Águias de Aço.
  • Foi dada a palavra para o Capitão Senra, que ressaltou sua alegria de mais uma vez se dirigir aos Águias de Aço, e demais presentes.
  • Capitão Senra, nos entregou oficialmente os certificados, enviados pelo Chico/PHD.
  • Tendo o Ivan como padrinho, fiquei muito orgulhoso por ter sido aceito como integrante, dos Águias de Aço. Nesse momento ouvi palavras generosas do Capitão Senra, a quem agradeço.
  • Capitão Senra, entregou para cada um de nós, Ivan e eu, uma placa dos Águias de Aço, nos homenageando por sermos os segundos a chegar no Ushuaia, lembrando que o Coronel Cruz Pitz, foi o primeiro Águia de Aço a lá chegar.
  • A festa continuou e em dado momento, por sugestão do Ivan, sorteou-se dois galões de Nafta, gasolina argentina, que trouxemos em nossas motos e que nos fora muito úteis durante panes secas, pelo caminho. Os ganhadores foram Marcelo Souza e Kassin, diretor do HOG/CHAPTER BH.

Assim termina o relato deste projeto de se chegar ao Fim do Mundo com nossas Harleys. Aproveitamos este momento final, para agradecer a vocês que nos acompanharam em toda esta jornada, com comentários de incentivo, e pedimos desculpa pela falta de tempo, durante a viagem, para resposta a cada um dos comentários postados.

Nós sentimos a falta do Luciano Sfredo por não estar presente por motivos de compromissos particulares.

Obrigado a todos.

SUPERAÇÃO
Assinado Ivan e Ruy

Minha nota final: Chico Becatini, Silvan, Ivan, vocês foram os "culpados" pela minha descoberta do mundo Harley-Davidson, há mais ou menos oito meses atrás.

Obrigado amigos.
Assinado: Ruy

Comentários (15)

This comment was minimized by the moderator on the site

olá amigos voces são feras. da pra fazer uma viagem dessa dimenção com uma shadow 750 2009? quau foi o custo de cada um? um abraço!

This comment was minimized by the moderator on the site

olá amigos, sou de atibaia sp acompanhei a viagem de voces, e me senti como estivesse junto,que legal, quem sabe um dia eu possa realizar esse sonho, tenho uma shadow 750 2009 serar que da pra encarar com tranquilidade? quau foi o custo por pessoa? se me responder ficarei muito grato, um abraço!!!

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabens! grande viagem em todos os sentidos. Dispertou-me para tbem (em breve fim de 2012) realizar esta viagem que a muito tempo está em meus planos. Gostaria de uma gentileza de voces, se possivel mandar-me o roteiro, etapa por etapa, cidade a cidade que vcs fizeram até Ushuaia, estariam nos ajudando em muito. Estamos nos organizando para este ano sairmos aqui de Chapecó- SC, em 3 motos BMW F 800 GS em direção a Ushuaia. Agradeço se puder nos ajudar. Mais uma vez parabéns pela maravilhosa viagem.

This comment was minimized by the moderator on the site

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor." Autor: (Goethe) Aos confrades, meus parabens pela realização desta viagem. Quero fazer um agradecimento especial, ao RUY, que bem antes de me tornar PD, e não PHD, (pois tem um colega em fórum que diz: Quem compra Dyna Glide, é só PD, e não PHD. he.he.he. :-)), tive a oportunidade de conhecê-lo na BH Harley. Estava eu em um triciclo, e namorando as beldades da Harley, e ele me foi super atencioso, inclusive me dando dicas e orientações. Tabem foi a pessoa que me indicou este site, que acho muito interessante e bem conduzido. Hoje, por felicidade minha, tive a alegria de encontra-lo novamente, junto ao colega Décio, lá no Donizete/Laninho, oportunidade que me falou desta viagem. Ruy, vou ler todos os relatos , para que possa aumentar mais meu aprendizado neste universo de duas rodas. Ruy, a sua simplicidade engrandece a sua pessôa. A voces, Ruy, Ivan, Luciano, parabens por esta conquista maravilhosa. Diniz. Contagem-MG

This comment was minimized by the moderator on the site

Caro amigo Ruy, até me emocionei em ler tão vários relatos,realmente foi uma grande aventura, felizmente sem maiores consequências, só trazendo alegrias, um número certo de integrantes, apenas três, só tinha que dar certo, aprendi isso com o tempo, agora só viajo sózinho com minha garupa, mas já faz um ano que não o fazemos, aúltima foi p/São Lourenço no ano passado.Mas sem dúvida esta sua viajem me causou "inveja",mas muita admiração, espero receber nóticias suas de outras viajens, boa sorte, meu amigo.

This comment was minimized by the moderator on the site

VALEU MANOS, SOU NIXON FERRAZ DE SAO JOAO DO PARAISO MG NORTE VOCES ME VICIARAM NO MOTOVIAGEM MAS VALEU APENA, SE DEUS QUISER IREI UM DIA CONHECER TODAS ESSAS MARAVILHAS QUE VOCES VIRAM, VAMOS PARA O NORDESTE AGORA EM ABRIL COM O INTUITO DE NOS PREPARARMOS BEM, CEARA DESTA VEZ, ESTAO CONVIDADOS, GOSTARIA DE CONHECER VOCES EM BH, ENTRAREI EM CONTATO COM VOCES ASSIM QUE PUDER, MUI VALIENT MESMOS, MEU CONTATO E 38 9215 5020 OU 9971 2890, QUE DEUS PROVERA MUITAS OUTRAS VIAGENS AMIGOS...........

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabeíns! A partir de aquí pasa a escrivir mi padre Héctor.(siempre en castellano para que aprendan).Grande abrazo. Estimados motoqueros: Muy buenas las fotos y textos de la llegada a sus casas. Por lo visto tuvieron un recibimiento fantástico, nuy merecido por llegar a la ciudad "Fin del Mundo".- Aún nos sentimos frustrados por no poder resolver el problema de Ivan, pero por suerte su moto llegó a destino andando bién.- Ahora y tranquilos pueden prepararse para llegar a Alaska y tener así al continente americano cubierto y poder colgar otro certificado en la pared.- Un abrazo Hector Nogueira

This comment was minimized by the moderator on the site

Superar-se é ir sempre mais além, rumo ao infinito,na busca do sonho ainda não sonhado. Como as montanhas, chegando ao cume de uma avista-se outra mais além e mais alta, os homens estão em constante busca da superação. Vocês sonharam e viveram o sonho. Pode-se dizer que são homens especiais. Continuem a descortinar no horizonte da vida outras montanhas mais altas a serem atingidas. Nós, seus amigos, viajamos com vocês e vibramos com a superação de cada um. Que Deus Todo Poderoso os continue iluminando.

This comment was minimized by the moderator on the site

Ivan e Rui,agradeço a vocês pelo convite que fizeram ao meu irmão para fazer parte desta aventura,sabia da sua vontade em voltar a cidade de Gualeyguaichu mas só Deus sabia o quanto me dóia em saber que iria sozinho. Mas Deus encaminhou tudo,vocês foram os anjos que o acompanharam e o ajudou neste momento tão difícil de sua vida.Acompanhei toda a viagem e fiquei eternamente grata a vocês por trazer novamente momentos de alegria ao meu querido irmão.Quando,Luciano escolheu seguir sozinho para a cidade de Gualeyguaichu, entendi sua dor e que este era o momento só dele,a busca da superação,mas sempre lembrando que vocês estavam por perto.Agradeço a vocês que Deus os protejam sempre.Um grande abraço.Irmã do Luciano,Eliane Sfredo

This comment was minimized by the moderator on the site

parabens amigos aguias de aço. IVAN e RUY linda viagem, fico feliz por vcs e bom retorno a familia e a belo horizonte vcs agora estao realmente batizados dentro do motociclismo de minas.

This comment was minimized by the moderator on the site

Querido IVAN felicidades ya estas en casa para bien con la familia a disfrutar y a empezar a recordar todo lo vivido en este viaje que fue muy especial una experiencia unica y superadora ,saludos a Luciano y Rui y pronto nos vemos ,abrazo.

This comment was minimized by the moderator on the site

Meus queridos amigos Ruy e Ivan. Quando pedi uma carona no projeto de vocês não imaginava as emoções que me esperavam pela frente, afinal de contas o meu objetivo foi sempre visitar a cidade de Gualeyguaichu para enfrentar o meu maior pesadelo, mas como a misericórdia divina está sempre agindo nas nossas vidas, além de ter tido esta oportunidade ainda compartilhei desta bela aventura com vocês, a qual ficará registrada para sempre nas minhas mais agradáveis lembranças. Entretanto, a medida que nossa viagem avançava fui refletindo e sentindo a necessidade de partir para o enfrentamento final sozinho. Assim fiz e considero uma decisão acertada, tanto a visita como também o retorno que tive de antecipar por razões outras, também de cunho pessoal que não cabem ser discutidas, mas todo o conjunto fez com que eu encontrasse mais do que buscava quando saí para esta empreitada. Sinto que o processo de dor que me corroía foi vencido e hoje estou com o coração aliviado sentindo somente a felicidade e gratidão pela minha querida Beth. Minha auto estima foi totalmente refeita e está em alta, isto por conta de toda a aventura, mas com um ponto muito especial, o trajeto que enfrentei sozinho. Quanto a todas as comemorações fiquei muito feliz por vocês, mas naquele momento minha comemoração era um pouco diferente, era íntima e deveria ser festeja de maneira mais reservada, meu coração pediu e eu acatei. Agradeço imensamente a vocês dois por terem me aceitado neste projeto e pelos momentos inesquecíveis de diversão e companherismo que compartilhamos. Acredito que todos nós tenhamos alcançado nossas metas quanto a SUPERAÇÃO. Eu afirmo com muita felicidade no coração que a minha foi alcançada. Muito obrigado por tudo. Abraços fraternos Luciano Sfredo

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns aos companheiros de estrada, meu nome é Paulo Roberto, conhecido nos Bodes do Asfaldo como "Garnizé", sou de Três Corações - MG, acompanhei o relato de vcs nesta viagem maravilhosa, espero um dia poder fazê-la. Felicidade e prosperidade para vocês

This comment was minimized by the moderator on the site

Amigos, estou tão feliz, quanto vocês, sejam ben-vindos a B.H., meus sinceros parabens, não só pelo feito da viagem, mas atmbem pela integração nos Aguias de Aço, Ruy, Ivan e Luciano, bem hajam e, de Portugal vos digo, ATÉ QUALQUER DIA, PS: Sinto-me orgulhoso por ser vosso amigo

This comment was minimized by the moderator on the site

Essa história merece virar um livro. Tudo Superado...

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia