Viagem de moto até Ushuaia - Argentina

Antes de iniciar minha viagem de moto até Ushuaia um dos lugares aonde adquiri boas informações foram nos fóruns como o daqui do site Viagem de Moto. Consegui muita ajuda e hoje venho retribuir a outros que buscam pelo mesmo destino ou apenas querem informações e uma fonte de referência.

com este intuito, reproduzo abaixo uma série de vídeos através dos quais mostro como transcorreu a viagem, informações e dicas para os viajantes.

EP01 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Começamos nossa jornada para expedição Ushuaia rumo ao fim do mundo de Harley Davidson. Confiram algumas dicas aqui e nos próximos episódios.

São Paulo, 02 de março de 2019
Destino: Puerto Iguazu, ARG
Distância: 1.067 km

EP02 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Já em território Argentino, percorremos as Rutas 12 e 14 até a cidade de Chajari na Argentina. Confiram algumas dicas sobre preços de combustível, fila mais rápida na fronteira e pequenos detalhes sobre Air BNB para motociclistas.

Puerto Iguazu, 03 de março de 2019
Destino: Chajari, ARG
Distância: 797 km
Acumulado: 1864 km

EP03 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Na cidade de Luján tivemos a oportunidade de conhecer a Basílica da cidade, local aonde os Argentinos fazem sua peregrinação vindo de vários outros lugares da Argentina para pedir graça. É semelhante a nossa senhora da Aparecida no Brasil. Também conto um pouco sobre como dividimos as responsabilidades no planejamento dessa viagem.

Chajari, 04 de março de 2019
Destino: Luján, ARG
Distância: 469 km
Acumulado: 2333 km

EP04 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Tivemos um pequeno contratempo com uma reserva pelo Air BNB, mas conseguimos contornar a situação. Nesse episódio entramos na Ruta 3 e vamos segui-la até o fim do mundo.

Lujan, 05 de março de 2019
Destino: Bahia Blanca, ARG
Distância: 695 km
Acumulado: 3028 km

EP05 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Conhecemos o Patagotitan (ou titanossauro em português) O maior dinossauro do mundo. Nesse episódio enfrentamos os primeiros ventos da Patagônia na Ruta 3.

Bahia Blanca, 06 de março de 2019
Destino: Trelew, ARG
Distância: 779 km
Acumulado: 3807 km

EP06 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Punta Tombo é uma pequena praia com 3 km de extensão que serve como a maior colônia de pinguins de Magalhães do mundo.

No caminho para Rada Tilly algo inesperado aconteceu. Seria o fim da expedição?

Trelew, 07 de março de 2019
Destino: Rada Tilly, ARG
Distância: 510 km
Acumulado: 4317 km

EP07 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Com a moto recuperada, fomos em direção a Rio Gallegos e no caminho fomos conhecer a reserva de Punta Marques no Golfo de San Jorge e a réplica da nau Victoria na cidade de Puerto San Julian. Aqui descobrimos que as Baleias assassinas não são Baleias.

Comodoro Rivadavia, 12 de março de 2019
Destino: Rio Gallegos, ARG
Distância: 778 km
Acumulado: 5095 km

EP08 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Cada quilômetro que girava no hodômetro era uma sensação de alegria no peito ao poder alcançar o fim do mundo. As recompensas começaram a aparecer em cada curva próximo a Ushuaia, que poderiam servir de cartão postal. Aqui atravessamos o estreito de Magalhães e nos deparamos com muitos guanacos na estrada.

Rio Gallegos, 13 de março de 2019
Destino: Ushuaia, ARG
Distância: 600 km
Acumulado: 5708 km

EP09 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Para chegar ao fim da Ruta 3 é preciso entrar no Parque Nacional da Terra do Fogo. Lá seguimos até a Bahia Lapataia e aproveitamos para conhecer o correio do fim do mundo e pegar nosso carimbo no passaporte.

Quando não havia mais o que fazer no parque decidimos ver o tal trem do fim do mundo. Eu já sabia que não era legal, já tinha lido sobre e amigos já tinham me avisado, mas ainda assim eu fui, e agora posso dizer... não vale a pena.

Ushuaia, 15 de março de 2019
Turismo: Parque Nacional Terra do Fogo

EP10 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

O monumento al Viento são esculturas que ficam na Ruta 9 próximo à cidade de Puerto Natales que servem para lembrar uma das características da região; os ventos. O que eu não imaginava é que iria comprar um terreno logo ali.

Ushuaia, 16 de março de 2019
Destino: Puerto Natales, CHL
Distancia: 788 km
Acumulado: 6496 km

EP11 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

Infelizmente a chuva não colaborou nos últimos dias, então não será dessa vez que veremos Torres del Paine. Em contrapartida tivemos nosso primeiro contato com a beleza da Ruta 40. Por pouco não reunimos todos os elementos para chamar o Capitão Planeta.

Puerto Natales, 17 de março de 2019
Destino: El Calafate, ARG
Distancia: 409 km
Acumulado: 6905 km

EP12 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

El Calafate: cidade turística com seus restaurantes e ruas iluminadas, bares e lojas de souvenir e até mesmo o tal bar de gelo que fomos conhecer. Mas não viemos até aqui apenas pela cidade, o objetivo era o trekking no Glaciar Perito Moreno. A experiencia de uma pequena caminhada em cima do gelo foi única.

A beleza também estava na Ruta 40, entre as cidades de El Calafate e El Chaltén, que deixo pra tirarem suas conclusões após verem o vídeo.

El Calafate, 19 de março de 2019
Destino: El Chaltén, ARG
Distancia: 218 km
Acumulado: 7123 km

EP EXTRA - O Trekking para o Monte Fitz Roy>

Já ouviu falar no Monte Fitz Roy? Glaciar Piedras Blancas? Acompanhe esse trekking de 20 km saindo da cidade de El Chaltén até a Laguna de Los tres e o Monte Fitz Roy (também conhecido como Cerro Chaltén). Uma experiencia do dia inteiro aonde a recompensa é a paisagem.

EP13 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

De tudo que passamos, esse era o trecho da viagem que mais me preocupava. Tudo conspirou pro dia dar errado: o acidente de carro na Ruta 40; o inferno do rípio da 288; a falta de combustível em Bajo Caracoles; e o perigo da Ruta à noite. Mas quando se carrega boas energias, nada pode conspirar contra nossa determinação.

Presto minhas condolências à família do "avestruz" que veio a falecer durante nossa passagem no rípio. Descanse em paz!

El Chaltén, 21 de março de 2019
Destino: Perito Moreno, ARG
Distancia: 625 km
Acumulado: 7748 km

EP14 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

O trecho entre Esquel e Bariloche passa por uma transformação na Ruta 40. Não se vê mais guanacos e o clima ao redor começa a mudar com montanhas e Pinheiros.

Perito Moreno, 22 de março de 2019
Destino: Esquel, ARG
Distancia: 538 km
Acumulado: 8286 km

Esquel, 23 de março de 2019
Destino: Bariloche, ARG
Distancia: 284 km
Acumulado: 8570 km

EP15 Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

A cada episódio estamos nos distanciando da Patagônia. Na trajetória de hoje saímos de Bariloche com destino a General Acha. Aqui finalizamos nossa aventura pela Ruta 40. Ela tem sua continuidade sentido Norte, mas começamos a atravessar a Patagônia sentido Leste para voltar ao Brasil, mas não antes de conhecer a Atlântida Argentina, que apesar de não ser o lugar mais bonito da minha viagem, foi o local mais histórico que me despertou a atenção e curiosidade de conhecer. Acompanhe o vídeo que eu conto um pouco mais.

O trecho final voltamos para Luján. A ideia era seguir para Buenos Aires, porém o dinheiro estava acabando e os dias que eu havia me programado eu perdi alguns por conta do problema na moto, com isso cortamos Buenos Aires e Uruguai do circuito.

Bariloche, 24 de março de 2019
Destino: General Acha, ARG
Distancia: 870 km
Acumulado: 9440 km

General Acha, 25 de março de 2019
Destino: Luján, ARG
Distancia: 746 km
Acumulado: 10186 km

EP FINAL Moto Expedição Ushuaia 2019 de Harley-Davidson

E chegamos ao último episódio. No último dia saímos de Luján, passamo por Santo Tomé e Fraiburgo até chegar a São Paulo.

Passando pela fronteira de Santo Tomé com São Borja para tirar nossas próprias conclusões sobre a situação da BR-285. Na boa? Minha opinião é que não vale a pena passar por ali pelo desgaste. A estrada não está tão ruim, mas o fator de ter de ficar desviando de ondulações e remendos, freando, ultrapassando caminhão. é muito desgaste pra pouca diferença, isso pra quem vem de São Paulo. No meu caso prefiro vir por Foz do Iguaçu do que ter de passar por isso.

Agradeço aos que acompanharam do início ao fim e espero ter agregado algum valor.

Valeu

Resumo da Expedição Ushuaia:

12.369 kilometros / 27 dias

Viagem de moto até Ushuaia, Argentina

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia