Fui descrita como fazendo parte de um seleto grupo de mulheres ousadas a fazer uma viagem de volta ao mundo de moto e me tornei a primeira inglesa a fazê-lo sozinha. Saí de minha terra natal em outubro de 1982, quando não havia a navegação por satélite, internet, e-mail e telefones celulares.

O motociclista suíço Urs "Grizzly" Pedraita (49) estabeleceu o recorde mundial de viagem de volta ao mundo em uma moto. Ele percorreu 76.277 km de estradas de todos os continentes do planeta, com exceção da Antártida, em 119 dias e 21 horas, sendo 72 dias e 13 horas de condução, quando descontado o tempo em que a sua motocicleta Victory Cross Country viajou embarcada, por ar e por mar, entre os continentes.

No próximo dia 28 de abril o guia de turismo Serafín Fernández completará 70 anos. Para comemorar a marcante data, ele e sua esposa Shirley (69) sairão da cidade de Pinheiro no interior do Maranhão e iniciarão uma viagem de volta ao mundo de mais de 400 mil quilômetros pilotando uma Honda CG 160 Titan.

As viagens são grandes sonhos para os amantes das motocicletas. Afinal, basta uma boa companhia e boas estradas para desbravar outros estados, outros países, buscar locais com facilidade de acesso e o prazer que só uma moto consegue proporcionar. Combinado a isso, também está o visual, que muitas vezes é o principal atrativo desses lugares, com destaque para quem admira a história e a arquitetura das cidades visitadas.

O motociclista italiano Massimiliano Perrella, de 33 anos, está realizando uma viagem de volta ao mundo com sua moto. Já percorreu mais de 60 mil quilômetros, passou por quatro continentes e 19 países. Atualmente ele encontra-se no Brasil, na cidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul e depois pretende seguir para Florianópolis em Santa Catarina.

Para quem gosta de um desafio, listamos algumas das estradas mais incríveis do mundo para você conhecer e, quem sabe, programar para percorrê-las com sua moto. Escolha o maior desafio ou a paisagem mais incrível e coloque sua moto na estrada para conhecê-la pessoalmente.

Nas últimas duas décadas, o mineiro Rodrigo Fiúza, de 37 anos, cruzou de moto mais de 247 mil quilômetros em 62 países do globo. Dono de uma agência de turismo em Belo Horizonte, ele se considera um "aventureiro profissional": sobre duas rodas, foi à Patagônia, ao Alasca, à Sibéria, à África, ao Oriente Médio e, em 2009, deu a mais rápida volta ao mundo com uma motocicleta.

Rodar quilômetros estrada afora sobre duas rodas faz a alegria de todo pai motociclista ou aventureiro. Com o filho na garupa ou em uma moto ao lado, o dia pode ser comemorado pelas "curvas" do Brasil e do mundo em roteiros de tirar o fôlego. Da Patagônia até as estradas de Santos - eternizadas na música de Roberto Carlos -, a viagem reserva paisagens incríveis em cada trecho.

Quem é apaixonado por motos sonha um dia pegar a estrada e encarar longos trajetos, no melhor estilo "Easy Rider" ou "Sem Destino", filme épico de 1969 que narra as aventuras de dois motociclistas pelas rodovias dos Estados Unidos. Há quatro anos, o magistrado curitibano Robson Marques Cury, 63 anos, concretizou seu maior desafio e passou a integrar o seleto grupo de quem desbravou o planeta em uma Honda Falcon, de 400 cc.

Publicitária de formação e marketeira por profissão, trabalhei durantes os últimos 6 anos, de 2005 a 2011, para a rede de canais da Discovery Networks no Brasil. Um veículo global de mídia e entretenimento baseado no mundo real, empresa onde me tornei uma profissional de verdade.

Pagina 1 de 2
Ver mais artigos

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia