Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

A maioria dos motociclistas tem medo de viajar sozinho, especialmente pela questão da segurança. As mulheres então, são raras as que se aventuram pelas estradas sem a companhia de um amigo, parente ou pessoas do convívio. A motociclista Noellen Samara, de Várzea Paulista / SP, é uma exceção. Ela enfrentou seus medos e fez uma viagem de 6.755 km de sua cidade até Garanhuns em Pernambuco, boa parte do percurso sozinha.

Ela garante que foi uma das experiências mais marcantes de sua vida, porque teve a oportunidade de fazer muitas amizades e também de viver novas experiências, aprendeu a lidar com imprevistos e a sensação de liberdade que só uma viagem de moto pode proporcionar.

A viagem foi realizada no mês de julho passado e durou 26 dias. Neste período ela percorreu uma boa parte do litoral brasileiro - do Rio de Janeiro até Pernambuco -, conheceu várias das belíssimas praias nordestinas e também a Chapada Diamantina. Ao todo ela percorreu estradas de nove estados brasileiros e do Distrito Federal.

Viajando sozinho, só fica sozinho quem quer

Pilotando uma Yamaha Fazer 250cc, a Onix, Noellen saiu de sua cidade e foi para o Rio de Janeiro, onde se encontrou com dois casais amigos Rodrigo e Jane e Flávio e Cris, e com eles viajou até Prado na Bahia. Os amigos retornaram e ela seguiu em frente até Maceió, onde conheceu o casal Hebert e Nastia. Com os novos amigos ela foi até Garanhuns em Pernambuco, indo em seguida até Brasília para participar do Brasília Moto Capital, onde encontrou com velhos amigos e conheceu outros do Brasil inteiro.

Viagem de moto pelo Nordeste do Brasil

Noellen registrou esta e outras viagens que fez pelo Brasil com sua Onix no blog Rumo aos Sonhos!!!. Ela registrou com bastante detalhe o dia a dia da viagem pelo Nordeste brasileiro e postou muitas fotos, informações e dicas. Vale a pena uma visita ao blog da Noellen.

"Eu não tenho a ousadia de querer ser exemplo pra alguém como alguns estão falando, mas ficaria feliz se todos esses relatos servissem pelo menos como inspiração! Inspiração para quebrar preconceitos, sejam eles de cultura, naturalidade ou religião, inspiração para ir atrás dos sonhos, inspiração para estar aberto às descobertas ... inspiração para tentar ser livre, mesmo nesse mundo cheio de correntes e pressões que enfrentamos." Noellen Samara

Mais detalhes - Viagem de moto de São Paulo a Pernambuco

  • Moto: Yamaha Fazer 250cc
  • Distância percorrida: 6.755 km
  • Duração: 26 dias
  • Saída de Várzea Paulista / SP: 4 de julho de 2012
  • Chegada em Várzea Paulista / SP: 29 de julho de 2012
  • Estados brasileiros percorridos: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, DF, Minas Gerais

Roteiro:

  • Dia 1 - Várzea Paulista / SP -> Rio de Janeiro / RJ
  • Dia 2 - Rio de janeiro / RJ -> Maricá / RJ
  • Dia 3 - Maricá / RJ -> Maratízes / ES
  • Dia 4 - Marataíses / ES -> Guiriri / ES
  • Dia 5 - Guiriri / ES -> Alcobaça / BA
  • Dia 6 - Alcobaça / BA -> Prado / BA
  • Dia 7 - Prado / BA
  • Dia 8 - Cumuruxatiba / BA
  • Dia 9 - Prado / BA -> Itabuna / BA
  • Dia 10 - Ilhéus / BA
  • Dia 11 - Itabuna / BA -> Salvador / BA
  • Dia 12 - Salvador / BA
  • Dia 13 - Salvador / BA
  • Dia 14 - Salvador / BA -> Aracajú /SE
  • Dia 15 - Aracajú / SE -> Maceió / AL
  • Dia 16 - Maceió / AL
  • Dia 17 - Maceió / AL -> Garanhuns / PE
  • Dia 18 - Garanhuns / PE -> Maceió / AL
  • Dia 19 - Maceió / AL -> Itaberaba / BA
  • Dia 20 - Itaberaba / BA -> Lençóis / BA
  • Dia 21 - Lençóis / BA -> Luís Eduardo magalhães / BA
  • Dia 22 - Luís Eduardo Magalhães / BA -> Brasília / DF
  • Dia 23 - Brasília / DF
  • Dia 24 - Brasília / DF
  • Dia 25 - Brasília / DF
  • Dia 26 - Brasília / DF -> Várzea Paulista / SP

Comentários (38)

This comment was minimized by the moderator on the site

Que maravilha Noellen. Em janeiro de 2013 fiz uma viagem assim sozinho mesmo com minha titan 150 2010, saindo de jaboatão dos guararapes/PE até santo antônio do sudoeste/PR. 5 dias de viagem por 7 estados, enfrentei de tudo: sol, chuva, trovão, neblina. Uma experiência inesquecível pra mim. E muito feliz pela sua viagem relatada. Abraços.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns pela coragem Noellen,já fiz parte dessa viagem que vc fez por cinco vezes de Francisco Morato SP a Palmares PE.uma vez em uma 125 2013 duas vezes em uma 150 2007 ,outra em uma 150 2011 e a minha ultima viagem em uma fazer 250 de ano 2006,sempre a casa dos meus pais pretendo viajar no procímo dia 04/06/2015,mais to querendo uma viagem diferente não só visitar meus pais mais sim conhecer lugares diferente dessa vez vou me jogar pelo nordeste ,das outras viagem fiz poucos registros tenho pouco material mais nesses últimos dias venho pesquisando vários roteiros e relatos de viajantes como você o que me chamou a tenção para o seu relato foi a prócimidade das cidades que estamos .bbinhho@hotmail.com

This comment was minimized by the moderator on the site

legal viajar de moto ainda pra tao longem

This comment was minimized by the moderator on the site

Bela viagem, parabéns. Estou pensando em fazer uma viagem para o Norte. Talvez com minha namorada, ou sozinho mesmo. Inicialmente estava pensando em Aracaju. meio termo em distancia, afinal estou em ribeirão Preto SP. Faça contato, quem sabe possamos programar algo juntos.

This comment was minimized by the moderator on the site

MARAVILHA Garota meus parabens estou a 25 anos na estra a maior parte das viajems que fiz foi apenas eu DEUS e minha moto, ano que vem estou querendo fazer a mais loca de todas.
um abraço e boa sorte na proxima pois viajar sozinho não é faciu.

This comment was minimized by the moderator on the site

Belo relato e fotos, muito bonitas. Para quem conhece do assunto não há a minima necessidade de explicar, para os que não entendem, é inútil. Se viajar uma só vez e gostar, não tem mais cura, as lembranças da viagem em duas rodas são totalmente diferentes de quaisquer outros meios de transporte. Lembro que em cada parada de minhas pequenas experiencias invariavelmente torno-me alvo de algumas atenções, imagino vc, Mulher, a curiosidade que deve despertar. Parabéns e não fico surpreso pelo seu relato, é a endorfina (texto legal do Gugu aqui no Viagemdemoto.com) que nos faz sempre passear pelas avenidas da cidade nos dias de sol ou voltar para a estrada em duas rodas. Forte Abraço Dinho Sprenger.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns à Noellen!
Confesso que tenho vontade de viajar sozinha mas ainda não consegui vencer este medo, mesmo em viagens curtas de moto...
Em meu blog http://www.andarilhar.com coloco alguns relatos e dicas sobre viagens, principalmente de moto, mas sempre acompanhada de meu marido (algumas vezes vamos em uma moto, às vezes em duas).
Vou mirar neste exemplo e ver se consigo, pelo menos num bate-volta vencer meus receios e me encontrar sozinha por aí.

This comment was minimized by the moderator on the site

Já fiz incontáveis viagens de carro para o nordeste, tanto pela BR 101, como pela BR 116, agora quero fazer esta viagem de moto, será para mim uma aventura , não gostaria de ir sozinho, se alguém conhecer outros que queira dividir esta aventura estou a disposição , pretendo sair a partir do dia 20/11/2013
Braços.

This comment was minimized by the moderator on the site

Entao Gomes, em janeiro de 2014 vou de moto, sozinho, de Campo Grande-MS até Maceió-AL

This comment was minimized by the moderator on the site

Gomes, participe do nosso fórum e poste seus planos que você pode conseguir uma companhia para sua viagem. Dê uma olhada:
http://viagemdemoto.com/forum/companhia-para-viajar

This comment was minimized by the moderator on the site

estou preparando minha viagem de pernanbuco a sao paulo

This comment was minimized by the moderator on the site

hehe que legal Marcelo, uns indo e outros vindo... rsrs
Boa viagem.
Bjss

This comment was minimized by the moderator on the site

PARABÉNS POR SUA CORAGEM FOI D+

This comment was minimized by the moderator on the site

Vlw Walter ;-)

This comment was minimized by the moderator on the site

OLÁ!! MENINA! QUE DEZ ! VC ME INSPIROU, ESTOU PAGANDO UMA FAZER BLUE FLEX, CONSÓRCIO, ASSIM QUE ESTIVER COM ELA E ME SENTIR SEGURA, , EM UMA DE , VOU SEGUIR SEU EXEMPLO! GOSTARIA SE POSSÍVEL DE OBTER MAIS DICAS .UM ABRAÇO E PARABÉNS!

This comment was minimized by the moderator on the site

Oi Sandra, que legal, fico super feliz em saber que a minha viagem está te inspirando, estou na torcida pra que a moto saia logo e te veja por essas estradas ok ;-)
Qq dúvida, é só entrar em contato, estou à disposição.
noellen.samara@gmail.com
https://www.facebook.com/noellen.samara?ref=tn_tnmn
Bjsss

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns pela aventura, Noellen!
Também tenho uma Fazer 250 e sempre fico planejando uma viagem desse tipo, mas acabo desistindo ou desanimando por achar que preciso de uma moto mais potente para enfrentar esse desafio. Só que ainda não pude fazer esse upgrade, o tempo vai passando e continuo só nos projetos. rs
É inspirador ler seu relato e contemplar sua coragem e espírito liberto de motociclista. Vivo sobre duas rodas, mas ainda careço de impulso e motivação para dar esse salto que, tenho certeza, será um divisor de águas em minha vida.
Saudações motociclísticas e felicidades p/ ti.

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Rondineli, fico muito honrada com o comentário
Olha, não desista dos seus sonhos e planejamentos só por causa da cilindrada da moto, a gente demora um pouquinho mais... mas chega tbm rsrsrs, as vezes curtindo e observando ainda mais cada detalhe, garanto que vale a pena.
Para nós que amamos estradas, grandes viagens realmente são pontos importantes da vida, mais do que divisor de águas... realização de objetivos.
Fico na torcida de em breve ler um relato seu aqui tbm, tenho certeza que será emocionante e recompensador
Td de bom, mtos km's de alegria pra ti tbm.

This comment was minimized by the moderator on the site

Noellen, parabéns pelo desprendimento e coragem de se lançar a viagens solo pelo país e que esses sentimentos jamais a abandonem, sempre com a proteção divina.
Muitas moto-aventuras pra voce.
Miti

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Miti, nosso planeta é incrível, muita coisa a descobrir e muitos caminhos a percorrer ainda.
Vlw mesmo pelo incentivo e consideração, mtas moto-aventuras pra tds nós.

This comment was minimized by the moderator on the site

PARABÉNS NOELLEN POR TUA CORAGEM E DETERMINAÇÃO
E QUE FAÇAS MUITAS VIAGENS ! E SIRVA DE MOTIVAÇÃO A TODOS NÓS !

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Tio Borges, fico honrada

vlw mesmo, e boa sorte aí tbm nos planejamentos

This comment was minimized by the moderator on the site

parabens,belo passeio que vc fez,e que deus ilumina seus caminhos ,bj

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Eduardo, que Deus ilumine o de todos nós
vlw mesmo

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns, Estou programando para fazer uma viagem dessa junto com a minha esposa. Em breve se DEUS quiser!!!! Abs.

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Silvio, boa sorte aí na aventura ;-) com certeza vão curtir demais!!

This comment was minimized by the moderator on the site

Noellen, foi uma das coisas mais legais que já vi no mundo das viagens de moto. Queria te dar parabéns pela coragem e ambição em fazer aquilo que você queria e ter dado muito certo.
Sou seu fã.
Grande abraço.

This comment was minimized by the moderator on the site

Marcos,
muito obrigada pelos parabéns e incentivo, qdo temos um sonho temos que realizar né, ninguém pode fazer por nós, e garanto que vale a pena vlw mesmo.
Beijão, td de bom pra ti.

This comment was minimized by the moderator on the site

Vc é uma verdadeira Motociclista junto com a pretinha guerreira. Parabéns mais uma vez!

This comment was minimized by the moderator on the site

Herberte, sabe que vc e a Nástia foram muito importantes nessa viagem, sinceramente cresci como motociclista na cia de vcs, foi um prazer enorme :-)
Mto obrigada pelo incentivo e apoio sempre.
Beijão a tds.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns Noellen, mto bom saber de mulheres motociclistas como tu . Também adoro uma estrada. E é mto bom poder aprender contigo.
Grande abraço.
Anna

This comment was minimized by the moderator on the site

Ehh Anna, que legal ver mais mulheres curtindo viagens tbm hehe é sempre um incentivo.
Bjs, obrigada, mtos kms de alegria pra ti.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns Noellen, por sua coragem e por mostrar que não é só homens que podem viajar de moto, mulheres tb. que não seja a primeira nem a ultima, você pode e deve fazer varias outras, um forte abraço e boa sorte.

This comment was minimized by the moderator on the site

Mto obrigada pelo carinho Antonio Jose, fico muito honrada :-)
E com certeza não será a última, logo nos encontramos por essas estradas.
Bjs, td de bom.

This comment was minimized by the moderator on the site

Parabéns, Noellen.
Como já te disse várias vezes vc é um orgulho para nós mulheres motociclistas, que cada vez mais estamos conquistando nosso espaço, e mostrando que também somos capazes de enfrentar estradas e sair em busca de nossos sonhos. Parabéns. Bjs

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Dri, quem me dera ser td isso rsrs imagina, só mais uma aventureira por essas estradas, doida pra aprender sempre ;-)
E logo logo rodamos o Brasil por aí hein
Bjs

This comment was minimized by the moderator on the site

Viajar sozinho é quase um tabu. De moto então... Passei por 4 Estados e quase 5.000km. Preferi mostrar apenas algumas fotos no tumblr.
Valiosas as dicas de nossa companheira de estrada! E que faça mais uma dúzia dessas viagens!

This comment was minimized by the moderator on the site

Obrigada Danilo,
Mais 'uma dúzia de viagens' pra tds nós, e mto mais ;-)
Bjs

Seja o primeiro a comentar este artigo.

Deixar seu comentário

  1. Postando comentários como visitante. Cadastrar ou login na sua conta.
0 Caracteres
Anexos (0 / 3)
Compartilhar sua localização

CADASTRE-SE PARA RECEBER AS VIAGENS PUBLICADAS

Você poderá sair da lista de e-mail a qualquer tempo.

Livros sobre viagens pela América do Sul e Himalaia