Categoria: De Vitória a Fortaleza pelo litoral

• Dia 26: Porto Seguro – Vitória

Acostumada com o ritual de viagem de moto, a noiva tava querendo chegar logo em casa e saiu logo lubrificando a corrente pra adiantar o processo. Dali pra frente o caminho já era velho conhecido e chegamos na mais perfeita ordem, uns quilos mais fofos de tanto camarão e cerveja, uns reais a menos na…

• Dia 25: Salvador – Porto Seguro

Saímos pela manhã pelo transito confuso de Salvador. Depois de ficar perdido no dia anterior na cidade, liguei o GPS do telefone e deixei-o na mala tanque. O principal problema é nas cidades grandes. Na estrada os mapas de papel resolvem bem. Não queríamos passar novamente pelo ferri-boat, então decidimos passar pela BR 101, dando…

• Dia 24: Maceió – Salvador

A ideia original era ir de Maceió para Ilhéus (BA), mas isso daria uns 900 km, o que achamos puxado demais e o único lugar que não tinha feito reserva em hotel era lá. Dei graças a Deus, olhei o Booking e parti em direção a um hotel em Salvador.

• Dia 23: Maceió

Fomos à Praia do Francês onde tem aquela incrível barreira de coral que transforma a praia numa verdadeira piscina pela manhã. De lá seguimos para a praia do Gunga, onde alugamos um quadriciclo pra fazer um passeio pela praia. Dessa vez a patroa resolveu pilotar e pulei pra garupa. Meses depois descobrimos que aquele passeio…

• Dia 22 – Maceió

Saímos cedo direto pra praia. Às 9h30 já estava tomando meu desejum de cevada numa cadeirinha em frente ao mar infinitamente azul de Maceió. Excessos permitidos quando se está de férias.

• Dia 21: João Pessoa – Maceió

A distância do dia era pouca, porém sabia que após Recife a vida boa acabava e a BR 101 estava esburacada e pequenos trechos me obrigariam a diminuir muito a velocidade. Já fui com o espirito preparado e sofri menos.

• Dia 20: João Pessoa

Torramos no sol da praia de Tambaú. Só tínhamos um dia lá então achamos melhor não andar de moto e descansar pra seguir viagem no dia seguinte. Almoçamos no quiosque Brahma, onde passamos a tarde. São mais ou menos iguais a todos no brasil, com a diferença desse ser de frente para o mar e…

• Dia 19: Fortaleza – João Pessoa

Ritual completo da viagem de moto, malas no lugar, garrafa d’água cheia, começamos a volta. Tocamos pela mesma CE 040 da vinda até a BR 304 e por fim a BR 101 até João Pessoa. Por sorte, não sei como, sai da estrada e fui parar no centro histórico da cidade.

• Dia 18: Fortaleza

Neste dia ficamos por conta da tal cerimônia de passagem de comando do coronel, lembram? Aquela que foi o pretexto da viagem. Protocolo Militar cumprido, seguimos para os preparativos pro retorno.

• Dia: 17 – Fortaleza

Precisava trocar o óleo da moto e os pneus já estavam no fim depois de 9.300 km. Resolvi ir até uma concessionária Suzuki. Peguei o manual da moto, olhei no Google e fui em uma na Av. Barão de Studart. Como os originais da bridgestone derreteram, optei por voltar aos Michelin. Chegando à concessionária, pedi…

• Dia 16: Fortaleza

Nos últimos dias paramos nossa viagem de moto e ficamos por conta de rodar por Fortaleza, principalmente entre as praias de Iracema e Meirelles, a tradicional feira de artesanato em frente à praia, onde encontramos ótimos restaurantes, o imperdível show de humor, coisa tradicionalmente cearense e as barracas gigantes na praia do futuro.

• Dia 13: Natal – Fortaleza

Acordamos sem pressa e tomamos café, afinal já estávamos quase no destino principal. Plugamos as malas, santas malas, se tivesse que amarrar e encapar a moto toda vez que fiz esse procedimento na viagem tinha enlouquecido. Valeu cada centavo gasto com elas. Garrafinhas de água cheias viraram nosso amuleto o resto da viagem.

• Dia 12: Natal

Visitar o maior cajueiro do mundo e tirar a foto tradicional é programa obrigatório. Ele fica a 30 km de Natal e é um passeio agradável. Pela curiosidade, vale a visita. Beba uma cajuína, uma espécie de refrigerante natural de caju.

• Dia 11: Genipabu

Fizemos o tradicional passeio de bugre pelas dunas de Genipabu. Nota 10 pro passeio. Achamos um bugreiro que curtia o bom e velho rock´n´roll e rodamos com emoção durante o dia inteiro, com todos os atrativos pro turista, desde despencar de esqui pelas dunas até comer frutos do mar a preços excelentes.

• Dia 10: Porto de galinhas – Natal

Hoje foi pura diversão, a estrada é duplicada praticamente de cabo a rabo. É só sair de Recife que o paraíso começa. Feita pelo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro em concreto, duas pistas pra cada lado, guard–rails no meio, um tapete. A estrada é perfeita e sem pedágio. Yes, we can! Porém, o Planalto…

• Dia 09: Maragogi

Fomos mergulhar em Maragogi (AL). Apesar de ficar em Alagoas, é mais perto de Porto de Galinhas que de Maceió. Se você gosta de mergulho, mesmo que seja aqueles de superfície, eu recomendo esse porque a profundidade não chega a 4 metros. Eles vendem o mergulho de cilindro, mas acho que nesse caso não compensa. Você…

• Dia 08: Recife e Olinda

Resolvi levar a May pra conhecer Recife e Olinda, que conheci no final dos anos 90, de avião. Roteiro clássico de turista na Praia da Boa Viagem, que é linda, mas tem tubarão e cheia de placas pra não entrar na Água.

• Dia 07: Aracaju – Porto de Galinhas

Voltando ao que interessa, vamos pra estrada. Peguei a BR 101 de volta, pra mim o pior trecho. Muita obra para duplicação sendo feita, daquelas que tem 100 anos que está sendo executada e nunca fica pronta. Buracos intermináveis, daqueles que a criançada fica na beira da estrada pra tapar com pá de terra e…

• Dia 06: Aracaju

Ficamos em Aracaju para curtir a praia e as inúmeras atrações do calçadão, incluindo o oceanário, parada obrigatória quando se tem uma noiva bióloga.

• Dia 05: Itacaré – Aracaju

Tudo pronto, tomamos café e voltamos ao quarto pra colocar os equipamentos. De repente uma tempestade! O clima da costa do cacau tem essas coisas, virou de uma hora pra outra. O dono da pousada, surfista e bom conhecedor do clima local, disse “só vai parar na hora do almoço”. Olhei pra madame e ela…

• Dia 04: Itacaré

Realmente o mar não queria visitantes em taipú e não tinha condições novamente. Recomendo esse passeio, mergulho raso +/- 3 metros numa barreira de coral a 100, 200 metros da praia. Fiz esse numa viagem pra lá de Twister 250cc em 2006.

• Dia 03: Itacaré

A ideia era fazer mergulho na praia de Taipú de Fora na Península de Maraú, mas as condições de lua e maré não permitiram. Então resolvemos seguir para itacarezinho, uma praia que tem o acesso dentro de uma fazenda. Ou desce à pé cerca de 4 km ou paga. Paguei na hora. Fui com a…

• Dia 02: Itacaré

Optamos por conhecer as praias do centro de Itacaré, praia do Resende, tiririca, da costa e da ribeira, essa ultima com alguns quiosques e uma tirolesa. Almoçamos ou quase jantamos, no final de tarde na praia do concha, no lado oposto, em frente ao farol de Itacaré.

• Dia 01: Vitória – Itacaré

Como era o primeiro dia e estávamos descansados, fiz a opção de rodar uma distância maior. Acertei nesse ponto. Saímos no dia 06/01 por volta de seis da manhã. A moto já estava pronta e abastecida, era só ligar e partir pra estrada. Tempo e temperatura favoráveis, liguei o GPS, mesmo já sabendo o caminho…

De Vitória a Fortaleza pelo litoral

Em meados de abril/maio de 2013, tivemos a informação que o padrinho da minha noiva assumiria o Circulo Militar de Fortaleza (CE). Militar de carreira, ele vive naquele sofrimento de morar dois anos em cada lugar. Quando recebi a notícia da então noiva e hoje esposa, falei meio que em tom de brincadeira. “May, porque…